Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Dia de Combate à Hipertensão é celebrado com ação de conscientização em Queimados

Serviços de aferição de pressão, teste de glicose, vacinação contra a influenza e aula de ginástica aconteceram nesta sexta (26), no Centro

26/04/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Para alertar a população sobre os cuidados básicos para prevenir a pressão alta, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma grande ação de conscientização nesta sexta-feira (26), na Praça Nossa Senhora da Conceição. Em alusão ao “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”, o evento ofereceu aos moradores serviços gratuitos de aferição de pressão, teste de glicose, vacinação contra a influenza, aula de ginástica e orientações de diversos programas de saúde. Cerca de 600 atendimentos foram registrados.

O objetivo da data é lembrar que as doenças crônicas podem ser prevenidas ou controladas para que o paciente tenha uma vida de qualidade. “Ao ter uma rotina repleta de maus hábitos, alimentação incorreta e sem praticar atividades físicas, as chances de adquirir essas e outras doenças aumentam. Por isso, realizamos sempre essas ações para alertar a população sobre a importância de ir ao médico e fazer algum exercício”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença atinge 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos. Antonia Alves (76) faz parte desta estatística, mas toma os medicamentos corretamente para controlar a pressão alta e a diabetes.

“Hoje eu me sinto outra pessoa. Depois que eu entendi que tomar os remédios na hora certa, ter uma alimentação rica em nutrientes e fazer atividades físicas são medidas importantes para a saúde, tudo melhorou na minha vida”, afirmou a moradora do Centro, que deixou o local feliz ao constatar que e os níveis de pressão e glicose aferidos estavam bons.

Além das ações de conscientização, o município conta com um Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). Referência em toda a Região Metropolitana I, o setor atende aproximadamente 40 mil pessoas ao mês. Há também um Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ), Centro de Referência Casa do Idoso e diversas unidades de saúde espalhadas pela cidade que realizam o atendimento para a doença.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Pacientes da Clínica da Família do bairro Eldorado receberão palestras sobre ‘Prevenção à Depressão’

Além de shows, evento contará com venda de assessórios, estúdio de tatuagem, almoço e motociata de conscientização sobre uso da linha chilena. Entrada é franca.

Prefeitura de Queimados mantém residências terapêuticas que ajudam pacientes com transtornos mentais abandonados pela família

O encontro reuniu cerca de 50 profissionais de saúde e moradores no auditório da SEMUS

Prefeitura também deu início às obras de acessibilidade à nova unidade de saúde que será inaugurada ainda este semestre

O cronograma já conta com datas previstas para depósito das duas parcelas do 13º salário

O encontro acontecerá nesta segunda (20), no auditório da SEMUS

Em reunião realizada nesta segunda (13), prefeito Carlos Vilela assinou termo de adesão ao serviço, que emitirá documento em 44 minutos

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot