Dia de Combate à Hipertensão é celebrado com ação de conscientização em Queimados

Serviços de aferição de pressão, teste de glicose, vacinação contra a influenza e aula de ginástica aconteceram nesta sexta (26), no Centro

25/04/2019 20:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Para alertar a população sobre os cuidados básicos para prevenir a pressão alta, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma grande ação de conscientização nesta sexta-feira (26), na Praça Nossa Senhora da Conceição. Em alusão ao “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”, o evento ofereceu aos moradores serviços gratuitos de aferição de pressão, teste de glicose, vacinação contra a influenza, aula de ginástica e orientações de diversos programas de saúde. Cerca de 600 atendimentos foram registrados.

O objetivo da data é lembrar que as doenças crônicas podem ser prevenidas ou controladas para que o paciente tenha uma vida de qualidade. “Ao ter uma rotina repleta de maus hábitos, alimentação incorreta e sem praticar atividades físicas, as chances de adquirir essas e outras doenças aumentam. Por isso, realizamos sempre essas ações para alertar a população sobre a importância de ir ao médico e fazer algum exercício”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença atinge 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos. Antonia Alves (76) faz parte desta estatística, mas toma os medicamentos corretamente para controlar a pressão alta e a diabetes.

“Hoje eu me sinto outra pessoa. Depois que eu entendi que tomar os remédios na hora certa, ter uma alimentação rica em nutrientes e fazer atividades físicas são medidas importantes para a saúde, tudo melhorou na minha vida”, afirmou a moradora do Centro, que deixou o local feliz ao constatar que e os níveis de pressão e glicose aferidos estavam bons.

Além das ações de conscientização, o município conta com um Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). Referência em toda a Região Metropolitana I, o setor atende aproximadamente 40 mil pessoas ao mês. Há também um Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ), Centro de Referência Casa do Idoso e diversas unidades de saúde espalhadas pela cidade que realizam o atendimento para a doença.