Notícias


Queimados tem fim de semana radical com prática de skate

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

14/04/2024 16:58

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

 
 
O fim de semana em Queimados foi pra lá de radical. É que a cidade da Baixada Fluminense recebeu o projeto Circuito Skates nas Cidades, uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Queimados. Em uma iniciativa totalmente gratuita, mais de 500 crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, aproveitaram três dias de pura adrenalina na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, no Pacaembu.
 
O projeto socioesportivo tem foco na participação, integração e iniciação à prática de skate como modalidade esportiva. A ação começou na sexta-feira (12) e terminou  neste domingo (14). Os participantes ganharam  mochila, boné,  blusa e uma medalha de participação.
 
No local foi organizada oficinas de conhecimento e iniciação à prática de skate, com conteúdos voltados a história do skate, montagem e desmontagem do objeto e uso correto dos equipamentos de segurança. Antes do circuito, todos participaram de aula de preparação do corpo com alongamento. O local contou ainda com  espaço recreativo e posto para atendimento médico.
 
O autor do projeto, Francisco Gilberg  explicou um pouco sobre a iniciativa que percorre diversas cidades. "A criação do projeto busca atender aquelas crianças que não estão incluídas em projetos mais comuns no esporte de inclusão, como futebol, vôlei, basquete e handebol. Aqui,  durante três dias,  promovemos essa conexão entre o skate, o esporte e a inclusão das nossas crianças e jovens", disse.
 
O prefeito do município, Glauco Kaizer acompanhou a abertura do circuito acompanhado da primeira-dama Cristiane Kaizer: "É um evento muito importante e que traz muitos benefícios às nossas crianças. O esporte ajuda muito no desenvolvimento delas e promove bem-estar coletivo e, claro, a inclusão. Por isso estamos investindo em equipamentos inclusivos, como a nossa piscina semiolímpica, a quadra do skate no bairro Dona Branca - que inauguramos recentemente-, entre outros espaços públicos", disse o gestor.
 
PÚBLICO APROVA O PROJETO
 
Quem levou sua filha Lara Delpasso, de 5 anos, para participar do projeto foi a moradora do bairro Meu Ranchinho, Laís da Silva. A pequena, que é aluna da Escola Municipal Metodista, estava muito empolgada.  "A Lara participa de tudo, sempre está animada, não perde nada. Quando ela ouviu falar sobre o circuito de skate quis logo participar também. Muito legal esse espaço aqui na Vila Olímpica", elogiou a moradora.
 
A professora do projeto, a skatista Maria Luiza Nogueira Borges, de 23 anos, falou sobre sua paixão pelo skate e a experiência do projeto na cidade: Já participei de campeonato estadual e de vários outros representando minha cidade de Petrópolis, mas hoje em dia eu prefiro dar aulas de skate. Gosto de ensinar e aproximar as crianças a esse esporte. E esses dias em Queimados foram incríveis, pois acredito que o skate é uma ferramenta de inclusão e transformação social", explicou.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Tradicional festa celebra os 25 anos do Tarântulas Motoclube no Parque de Eventos, no Pacaembu

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais