Notícias


Arte milenar do Bonsai ganha exposição gratuita em Queimados

Símbolo de longevidade, sabedoria e equilíbrio, o bonsai, reunirá admiradores neste sábado (26)

12/11/2019 16:24

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Raízes que crescem em formatos exóticos, flores de cores vivas e até frutos em miniatura: essas são algumas das belezas proporcionadas pela arte do bonsaísmo, técnica milenar oriunda do continente asiático que há 21 anos conquistou o queimadense Alexandre Neri (46). Autodidata, o comerciante se prepara para expor sua coleção de 70 espécimes na Estação Cidadania Planeta Futuro (Rua Macaé, 430, São Roque).

O evento, promovido pela Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Cultura e Turismo, acontecerá no próximo sábado (26), a partir das 9h. A entrada é franca.

Apresentado à prática por um primo já falecido, Alexandre conta que a paixão pelas pequenas árvores funciona como uma terapia. “Quando estou mexendo com minhas plantas, esqueço de tudo, fico relaxado. É uma terapia que me faz perder a hora. Sou grato ao Donato por me mostrar este mundo”, afirma o morador do Centro, que guarda com carinho um bonsai de 27 anos cultivado pelo primo.

Dono de um bar, o bonsaísta sonha em ter condições de se dedicar exclusivamente à prática e afirma estar se aperfeiçoando para esse fim. “Tenho feito cursos para desenvolver melhor as técnicas de plantio e cultivo. Antigamente só se conseguia acesso a esse tipo de informação em revistas específicas, difíceis de achar em bancas. Com a internet, ficou mais fácil aprender a cuidar dos bonsais”, revelou o comerciante.

Com preços que variam de R$50 a R$1mil, a exposição promete exibir itens de diversas espécies encontradas no Brasil, como jabuticabeira, pitangueira e bougainville. “Sempre apoiamos artistas locais, que através de seus dons e criatividade trazem mais lazer e alegria para nossa gente. Estamos animados para a exposição de tantas plantas lindas e exóticas em nosso espaço”, declarou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa.

Serviço

Exposição de Bonsai
Data: Sábado (26)
Horário: 9h
Local: Estação Cidadania Planeta Futuro (Rua Macaé, 430, São Roque).

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais