Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Arte milenar do Bonsai ganha exposição gratuita em Queimados

Símbolo de longevidade, sabedoria e equilíbrio, o bonsai, reunirá admiradores neste sábado (26)

12/11/2019 12:24

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Raízes que crescem em formatos exóticos, flores de cores vivas e até frutos em miniatura: essas são algumas das belezas proporcionadas pela arte do bonsaísmo, técnica milenar oriunda do continente asiático que há 21 anos conquistou o queimadense Alexandre Neri (46). Autodidata, o comerciante se prepara para expor sua coleção de 70 espécimes na Estação Cidadania Planeta Futuro (Rua Macaé, 430, São Roque).

O evento, promovido pela Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Cultura e Turismo, acontecerá no próximo sábado (26), a partir das 9h. A entrada é franca.

Apresentado à prática por um primo já falecido, Alexandre conta que a paixão pelas pequenas árvores funciona como uma terapia. “Quando estou mexendo com minhas plantas, esqueço de tudo, fico relaxado. É uma terapia que me faz perder a hora. Sou grato ao Donato por me mostrar este mundo”, afirma o morador do Centro, que guarda com carinho um bonsai de 27 anos cultivado pelo primo.

Dono de um bar, o bonsaísta sonha em ter condições de se dedicar exclusivamente à prática e afirma estar se aperfeiçoando para esse fim. “Tenho feito cursos para desenvolver melhor as técnicas de plantio e cultivo. Antigamente só se conseguia acesso a esse tipo de informação em revistas específicas, difíceis de achar em bancas. Com a internet, ficou mais fácil aprender a cuidar dos bonsais”, revelou o comerciante.

Com preços que variam de R$50 a R$1mil, a exposição promete exibir itens de diversas espécies encontradas no Brasil, como jabuticabeira, pitangueira e bougainville. “Sempre apoiamos artistas locais, que através de seus dons e criatividade trazem mais lazer e alegria para nossa gente. Estamos animados para a exposição de tantas plantas lindas e exóticas em nosso espaço”, declarou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa.

Serviço

Exposição de Bonsai
Data: Sábado (26)
Horário: 9h
Local: Estação Cidadania Planeta Futuro (Rua Macaé, 430, São Roque).

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Cerca de 800 atletas de todo o estado participam do torneio, que começa às 8h, no Teatro Metodista. Entrada é franca

Com apoio do Sesc, evento desta sexta (6) contará com apresentações de trabalhos desenvolvidos na rede municipal ao longo do ano letivo

Em parceria com o Sesc, projeto ‘Prefeitura no seu Bairro’ promove mais de 50 serviços gratuitos a partir das 8h

Cerca de 800 alunos do espaço mantido pela Prefeitura concluem cursos de qualificação e recebem certificados a partir desta quarta (4)

Mobilização de conscientização acontece na Praça N.Sra. da Conceição nesta terça-feira (3)

Entregue à população neste domingo (1), novo equipamento conta com campo de futebol, pista de atletismo e quadra de areia

Música, dança, teatro, desfile e barriquinhas de empreendedores locais reuniram cerca de mil pessoas na Estação Cidadania Planeta Futuro

Inauguração acontecerá nesta sexta (29), às 16h. Intervenções contaram com construção de salas, auditório, pintura e troca de telhado

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot