Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


PREVENÇÃO: QUEIMADOS AMPLIA OFERTA DE TESTE RÁPIDO PARA HIV, SÍFILIS e HEPATITE

Rede básica de saúde passará a oferecer procedimento em todas as unidades. Diagnóstico sai em 15 minutos

06/03/2019 20:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O Carnaval passou e chegou a hora de cumprir as tradicionais promessas de fim de ano, dentre as quais, uma das mais recorrentes é a de cuidar mais da saúde. Para incentivar a população a alcançar essa meta pós-folia, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a oferta do teste rápido para detectar doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C na rede básica de saúde do município: o procedimento realizado em nove pontos de atendimento estará disponível em todas as 18 unidades de saúde da cidade. 

 

A iniciativa, que começa a valer a partir do mês de março, faz parte do serviço dos esforços da gestão municipal para prevenir e tratar as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além da promoção de ações periódicas de educação em saúde, como palestras e campanhas de prevenção, o Programa de Combate às IST’s monitora e trata gratuitamente pacientes com este tipo de enfermidade.

 

“Atualmente, mais de 450 pessoas estão infectadas com o vírus HIV na cidade e fazem tratamento com medicamentos gratuitos. Além disso, só neste ano, houve mais quatro novos diagnósticos do vírus, dez casos de Sífilis e um caso de Hepatite B. Precisamos cada vez mais alertar a população sobre a importância do uso de preservativos e de realizar o teste rápido, pois o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura dessas ISTs”, afirmou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, que ressaltou que todas as unidades de saúde distribuem preservativos femininos e masculinos gratuitamente.

 

Como se prevenir?

 

As infecções sexualmente transmissíveis também podem ser transmitidas através de transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de alicates de unha, seringas e agulhas (principalmente no uso de drogas injetáveis). A AIDS e a Sífilis também podem ser passadas da mãe infectada - sem tratamento adequado - para o bebê durante a gravidez.

Os foliões que não se protegeram no Carnaval e desejam realizar o teste rápido podem procurar o Programa de IST’s (Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu), com identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Cerca de 300 estudantes criaram e ilustraram histórias em projeto desenvolvido graças a uma parceria entre a Prefeitura e a editora Estante Mágica

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se reuniram nesta quinta (12) para debater doenças neurodegenerativas

Com entrada franca, evento promovido pela Prefeitura terá início às 17h no Ginásio Metodista

Formandos dos cursos de padeiro, lancheiro e confeiteiro participaram de cerimônia de conclusão nesta quarta-feira (11)

Documento visa criar rede de atendimento para erradicar a violência. Brasil atingiu recorde em registros de estupro

I Fórum da área técnica acontece nesta quarta (11), na sede da Secretaria de Saúde

ISP mostra queda em 22 tipos de crime na cidade. Prefeitura aumentou os investimentos em segurança pública e o resultado é positivo

Cerca de 300 crianças foram presentadas, através da parceria da Prefeitura com os Correios

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot