Parceria entre Prefeitura de Queimados e SINE facilita ingresso no mercado de trabalho

Só nesta quinta-feira (8), 50 moradores garantiram vagas de emprego para início imediato

08/08/2019 19:26

GABINETE DO PREFEITO

Fotos: Thiago Loureiro - SEMCOM/PMQ

Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de desempregados no país ultrapassa 13 milhões de pessoas. E para ajudar os cidadãos na concorrida missão de ingressar no mercado de trabalho, a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense tem buscado reforços. Nesta quinta-feira (8), a Prefeitura, junto ao Sistema Nacional de Emprego e em parceria com a Empresa Humana do Brasil, contratou 50 pessoas para o cargo de Ajudante de Carga para início imediato.

Graças à divulgação das oportunidades nas redes sociais da Prefeitura, mais de 500 interessados compareceram ao SINE esta semana. Na quarta-feira (7), após um rigoroso processo seletivo promovido pela própria contratante, os pré-selecionados para o posto realizaram abertura de conta bancária e exames admissionais.

Os selecionados trabalharão no Centro de Distribuição das Lojas Americanas (Dutra), de segunda

a sábado, e terão direito a vale transporte. Apesar de temporários – os vínculos terão duração de 3 a 60 dias -, os contratos podem se transformar em efetivações.

Desempregado há mais de um ano, Victor Matias (30) conta que manter as atividades domésticas estava sendo impossível apenas com ‘bicos’. Segundo o morador do bairro Santa Rosa a oportunidade trouxe esperança de dias melhores para sua vida: “Graças a essa parceria conseguirei garantir o sustento de casa. Já trabalhei como Operador de Máquinas durante um grande período, mas após acompanhar as redes sociais vim até aqui e fiz questão de me dedicar ao processo de contratação”, contou o novo contratado.

Qualificação em pauta

Para o Prefeito Carlos Vilela, a gestão tem se comprometido em investir na capacitação dos queimadenses: “É sempre uma gratificação viabilizar oportunidades de trabalho. O país viveu um momento difícil por conta da crise, mas já estamos driblando essa situação. Temos formado novos profissionais todos os meses com os cursos do CEU Planeta Futuro e parcerias como a que temos com o Senac. Qualificamos mais de oito mil pessoas nos últimos três anos”, ressaltou o gestor.

“É importante que as pessoas estejam em busca de cursos que enriqueçam o currículo. Em breve teremos um novo local para atender melhor as demandas da população e prepará-la para os processos seletivos das empresas. Esse compromisso é do SINE”, disse a Coordenadora do espaço, Marisa Mateus.

Resultado de um convênio entre o município junto ao Estado do Rio de Janeiro, o espaço oferece atendimentos gratuitos, como emissão da carteira de trabalho, solicitação de seguro-desemprego, além da inscrição e encaminhamento para as vagas de emprego nas empresas cadastradas no sistema. Os interessados devem comparecer na Rua Eloi Teixeira, s/nº, ao lado do Supermercado Extra, das 8h às 17h, ou pelo telefone 2665-8937.