Notícias


Mãos que cuidam e lavram: conheça a história de Maria do Carmo, uma mãe do campo

Com seis filhos, agricultora de Queimados se divide entre tarefas da roça, cuidado com a casa e a maternidade

09/05/2019 20:18

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA

As mãos calejadas que lavram a terra para ajudar no sustento da família são as mesmas que cuidam dos filhos, do marido e das tarefas de casa. Da dureza do campo à doçura da maternidade, a agricultora de Queimados, Maria do Carmo (32), afirma que seus melhores presentes de “Dia das Mães” têm nome: Daniel (16), Melquisedeque (13), Moisés (10), Micael (7), Victória (4) e Arthur (1). Mesmo em meio aos vários papéis que exerce ao longo do dia, a jovem não perde a força e nem o riso, tudo isso com um único objetivo: garantir um futuro promissor para seus pequenos.

Em seu sítio no bairro Santo Expedito, Maria tem uma rotina árdua: Levanta as 5h30 da manhã, prepara o café da família, arruma os filhos para a escola e segue para as tarefas da roça. Criada no meio da lavoura pelos seus pais, a agricultora aprendeu desde pequena o valor da terra para a família. Atividades como plantar, cultivar e colher seus próximos alimentos fazem parte de seu cotidiano desde que pequena. Casada, ela divide com o esposo, Elael Ferreira (42), tarefas que vão desde o cuidado dos animais até a plantação de produtos como aipim, alface, banana, quiabo, feijão e flores para decorar a casa.

Às terças e quintas-feiras, o casal expõe e vende toda a produção semanal na Feira da Roça, iniciativa da Prefeitura de Queimados que funciona no Centro, das 6h às 14h. Com o dinheiro arrecadado no local, eles conseguem fazer as compras, pagar as contas e continuar investido na plantação e na educação dos filhos.

Mesmo com pouco estudo, a Maria reconhece a importância da sala de aula na vida dos pequenos e faz de tudo para proporcionar uma boa educação para eles. “Já abri mão de muitas coisas na minha vida pelos meus filhos e abriria quantas vezes fossem preciso. Hoje, graças ao meu esforço na roça, posso oferecer coisas a eles que meus pais nunca puderam me dar, como, por exemplo, o curso de inglês e informática, pagos com o dinheiro do campo”, afirmou a genitora.

Apoio profissional para explorar a terra 

Para ajudar a família de Maria e outras 400 cadastradas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, o órgão oferece assistência técnica para orientar os trabalhadores sobre os tipos de solo e as técnicas de aragem da terra. Para tanto, a gestão municipal conta com um profissional de zootecnia, que auxilia no manejo e cuidado de gados, porcos e aves.

“Através de uma parceria com a EMATER-RIO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro), conseguimos também proporcionar diversos cursos gratuitos para os agricultores do município. Temas como empreendedorismo, vacina de animais, cultivo de hortaliças e outros”, afirmou o Secretário da Pasta, Abílio Cardoso.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais