Notícias

Bloco na rua: Saúde de Queimados realiza ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

Iniciativa acontece nesta quinta-feira (8) e distribuirá preservativos, lubrificantes e realizará testes rápidos

06/02/2024 20:37

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

O Carnaval chegou e com ele a celebração da alegria, amor e da diversidade. No entanto, é importante curtir a folia com responsabilidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quinta-feira (8) uma ação de conscientização para foliões e moradores. A atividade ocorre das 16h às 20h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade.

Com o objetivo de conscientizar sobre os riscos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, a ação vai oferecer diversos serviços como distribuição de preservativos (masculino e feminino), oferta de testes rápidos de HIV e Sífilis, além de atividades de conscientização sobre o tema. As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos transmitidos por meio de contato sexual com uma pessoa que esteja infectada e sem uso de preservativos.

Para a secretária municipal de Saúde, Marcelle Nayda, uma das importantes ferramentas de combate às ISTs são as ações de orientação: “Além de oferecer o tratamento as pessoas diagnosticada com algum tipo de infecção temos a função de realizar um trabalho preventivo, que é feito por meio das palestras e atividades de conscientização. E sempre falamos do uso de preservativo para evitar a contaminação. E nesta época do ano o tema se torna ainda mais importante", disse a médica.

Em Queimados, a Prefeitura oferece de forma gratuita a realização de exames e tratamento contra HIV, Sífilis e Hepatite na Casa de Vigilância e Saúde, situado na Av. Irmãos Guinle, 673 - Centro, das 8h às 16h.