Notícias


Conferência debate propostas para construção do Plano Nacional de Educação

A etapa municipal 2023 reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais da educação, órgãos de representação e sociedade civil

01/11/2023 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nesta quarta-feira (1), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a Conferência Nacional de Educação Extraordinária - Etapa Municipal 2023 (CONAEE 2024), no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, no bairro Pacaembu. O encontro contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais da educação, órgãos de representação e sociedade civil. O objetivo é mobilizar os segmentos educacionais, a sociedade civil, debater sobre a política na defesa do Estado democrático de direito, além da educação como direito de todos. 

 
A realização da conferência vai contribuir com a construção do novo Plano Nacional de Educação da próxima década, de 2024 a 2034. A conferência contou ainda com uma apresentação musical do projeto Music Art com a aluna do Colégio Betel, Lavínia Félix, de 9 anos, tocando violino e também da aluna da Escola Municipal Scintilla Exel, Maiara Silva, 12 anos, com clarinete. Além disso, o evento contou com a apresentação da Banda Tigres do Leopoldo composta por alunos da Escola Municipal Leopoldo Machado, comandada pelo maestro Marcinho.   
 
O secretário municipal de Educação, André Monsores, participou da abertura do evento e enfatizou a importância do encontro.

- Discutir a educação no município é muito importante e esse momento oxigena nossas mentes e possibilita o desenvolvimento e o planejamento da educação no município. E a gente precisa desse diálogo. Por isso, reunimos todas as figuras envolvidas na construção da nossa educação em Queimados. É assim que a gente cresce -  disse em seu discurso.

Docente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Flávia Faissal falou sobre o tema da conferência "Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano e Justiça Social". A especialista pontuou sobre os tipos de direitos e que eles demandam pactos políticos e sociais e disse sobre a importância de como o educador acolhe o aluno em sala de aula, e como é essa construção de ensino e diálogo.

- Hoje não é pensar, apenas, na estrutura de escola ou na estrutura curricular pela fácil adaptação, mas é repensar em uma política, estrutura pedagógica e em uma escola que esteja de fato preparada e aberta tecnicamente para todos os alunos, pois cada vez mais a gente lida com a diversidade - ressaltou

O professor Clézio Santos falou sobre o tema "Educação Socioambiental sustentável". O docente discorreu sobre a importância da arborização urbana como representatividade de qualidade de vida. 

Também participaram do evento a primeira-dama, Cristiane Kaizer; o subsecretário municipal de Educação, Renan Henrique; a subsecretária de Assuntos Pedagógicos, Mytse Andreia.

 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Tradicional festa celebra os 25 anos do Tarântulas Motoclube no Parque de Eventos, no Pacaembu

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais