Prevenção a enchentes: Queimados inicia segunda fase de limpeza dos rios

Na primeira fase, o programa Limpa-Rio realizou a limpeza e desassoreamento de mais de 8 km de rios no município

25/10/2023 20:27

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de evitar enchentes e alagamentos nas vias e moradias às margens dos rios de Queimados, na Baixada Fluminense, a Prefeitura e o Governo do Estado iniciaram a segunda fase do programa ‘Limpa Rio’, através do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Nesta quarta-feira (25), as máquinas da iniciativa chegaram ao Rio Queimados (trecho localizado no Distrito Industrial). No total, mais de 8 km de rios receberam limpeza das margens e desassoreamento dos corpos hídricos.

Além disso, outra equipe atuará ao mesmo tempo no Quebra Coco. O programa já passou pelos rios Abel e Camorim, além do outro trecho canalizado do Rio Queimados. O intuito do programa é prevenir inundações e alagamentos com as fortes chuvas e reduzir os impactos causados por transbordamentos dos rios, evitando enchentes e danos durante os períodos mais drásticos, como as chuvas de verão.

O prefeito Glauco Kaizer esteve presente no início da segunda fase e destacou o trabalho preventivo. "A gente não pode prever o volume das chuvas, que podem vir de forma excessiva, mas nossa parte é exatamente essa: fazer um trabalho preventivo e preparar a cidade para que, quando essas chuvas vierem, tenhamos condições de suportá-las. Estamos realizando obras de drenagem e pavimentação nos bairros mais críticos", ressaltou o gestor.

A secretária municipal do Ambiente, Andreia Loureiro, também acompanhou o primeiro dia do programa e destacou a importância da ação. "Iniciamos esta segunda fase dentro do Distrito Industrial e seguiremos por todo o Rio Queimados, limpando também o Rio Camorim, que corta a Dutra, diminuindo os riscos de inundações nessas regiões. Os moradores já se conscientizaram bastante sobre não jogar lixo nos rios, mas infelizmente isso ainda acontece; temos que ajudar a manter a cidade limpa", destacou a secretária.