Queimados apresenta plano de prevenção às chuvas

Encontro contou com representantes das associações de moradores, secretarias municipais, voluntários e agentes da Defesa Civil

24/10/2023 21:47

SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

O verão começa só em dezembro. A estação mais esperada do ano traz muito calor e sol, mas também pancadas de chuva. E com o objetivo de prevenir e minimizar os impactos dos temporais em Queimados, na Baixada Fluminense, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, apresentou nesta terça-feira (24), no Teatro Metodista, o Plano Verão com as principais ações preventivas adotadas pelas secretarias do município. O encontro também serviu para apresentar os conceitos de Defesa Civil, dos protocolos e medidas para resposta e recuperação em caso de desastre causado pelas chuvas e ventos.

A Prefeitura de Queimados e as secretarias municipais adotaram diversas ações estratégicas antes do período chuvoso deste ano. O objetivo do plano é envolver todos os órgãos para uma atuação eficiente dos recursos públicos e da capacidade de retorno à normalidade em eventos severos de chuva. O intuito é apresentar aos servidores e moradores quais medidas devem ser tomadas para manter o bem-estar e a preservar a vida dos cidadãos.

Durante o ano, a Prefeitura tem realizado ações preventivas, como o mutirão de limpeza em diferentes bairros da cidade que contam com serviços de desobstrução de bueiros, retiradas de lixo, capina, entre outras atividades. Além disso, os rios da cidade estão passando pelo processo limpeza e desassoreamento por meio do Programa Limpa-Rio. O Rio Quebra-Coco está recebendo a iniciativa e, nesta semana, a equipe começa atuar em toda extensão do Rio Queimados. Já o Rio Abel está recebendo obras de canalização por meio do Governo do Estado. Em outros bairros, como Parque Olimpo e Santa Rosa, estão recebendo obras de drenagem e pavimentação.

Além disso, a Defesa Civil do município tem atuado em ações educativas voltadas à preservação. "Durante todo ano, desde que finaliza o período previsto para fortes chuvas, a gente atua em atividades de orientação e conscientização, além da realização de exercícios de simulados nos bairros que apresentam riscos; e de evacuação nas escolas municipais, por exemplo. E de forma simultânea alinhamos juntos às outras secretarias um protocolo para atendimento, se necessário, a possíveis vítimas", ressalta o secretário municipal de Defesa Civil, Jefferson Oliveira.

PLANO DE CONTINGÊNCIA E COMUNICAÇÃO EM DESASTRE

No encontro, foi apresentado o Plano de Contingências do município que traça as possíveis ações para prevenir inundações e deslizamentos causados pelos temporais característicos dessa época do ano, além de explicar sobre os canais de comunicação que servirão como instrumentos de divulgação. Uma das principais atribuições da Defesa Civil é reunir neste documento os riscos e desastres no município.

"O Plano de Contingência tem por si só um planejamento preventivo para atuação durante um evento ou desastre que impacte diretamente a vida da população. Neste documento, temos um mapeamento das áreas de risco, possíveis inundações e alagamentos já mapeados e ele prevê as responsabilidades das secretarias diante de uma situação de emergência", destaca o Diretor de Operações, André Faria.

O coordenador de Comunicação, André Uchôa, destaca a relevância das redes sociais da Prefeitura e da imprensa tanto para prevenção quanto em situações emergenciais. "A comunicação desempenha um papel fundamental, fornecendo não apenas informações, mas também conforto e orientação, enquanto atuamos para retorno à normalidade. Em momentos como estes, é de extrema importância evitarmos a disseminação de notícias falsas. Busque nos canais oficiais informações confiáveis", enfatiza.