Mais de mil pessoas participam da II Feira de Ciências, Inovação e Tecnologias de Queimados

As atividades contaram com apresentação de trabalhos de 14 escolas da rede municipal de ensino, além das instituições convidadas

16/08/2023 19:42

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Com o objetivo de promover uma cultura científica em Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a II Feira de Ciências, Inovação e Tecnologias (FECITEQ), nesta quarta-feira (16), no Ginásio Metodista. Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do evento que contou com a exposição dos trabalhos produzidos por alunos de 14 escolas da rede municipal de ensino. As atividades também contaram com a participação dos vencedores da Copa do Mundo de Robótica na Alemanha, da FIRJAN, além das Meninas com Ciência, do Museu Nacional da UFRJ; do Espaço Ciência Interativa, do IFRJ; e da exposição de robótica da Positivo/Lego.

Durante a feira foram premiados os alunos dos anos finais em quatro categorias. Cada categoria está relacionada a um Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em cada uma dessas categorias, foram homenageados os três primeiros colocados. Dos Anos Iniciais, será apenas uma categoria e a escola que tiver mais trabalhos premiados na feira receberá um troféu. As escolas vencedoras serão convidadas a participar da Feira de Ciências da IFRJ.

Quem visitou o estande "Meninas com Ciência", do Museu Nacional da UFRJ, observou, por meio de uma lupa, os pequenos canudos com tamanhos, formatos e funções distintas presentes nas madeiras que estavam expostas.  Os canudos ajudam na passagem das águas pelas árvores presentes na natureza. A FIRJAN montou um estande para recepcionar e mostrar o trabalho dos alunos vencedores da Copa de Robótica que ocorreu na Alemanha. Também participaram da exposição a Águas do Rio e a Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, visitou todos os estandes e conversou com os expositores acompanhado da primeira-dama, a professora Cristiane Kaizer; e do secretário de Educação, André Monsores.

- É uma alegria poder fazer essa segunda edição da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia na cidade de Queimados e participar de uma construção tão importante que é a construção da difusão da tecnologia como uma forma de transformar positivamente a nossa sociedade - disse o gestor na abertura do evento.

INCLUSÃO FOI DESTAQUE NA FEIRA

A segunda edição da feira contou com o 'Espaço Inclusão Científica', do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). A atividade conta com um percurso sensorial onde as pessoas vendadas tiveram a oportunidade de vivenciar uma outra forma de ver o mundo, aprendendo a usar a percepção das coisas por meio dos sentidos. Os participantes foram conduzidos pelas implementadoras, juntamente com o professor Bruno Felipe, que é deficiente visual.

- O CAEEQ está desenvolvendo um trabalho para atrelar a inclusão. Todo o trabalho aqui exposto foi desenvolvido através das oficinas pedagógicas que são desenvolvidas com os nossos alunos que estão incluídos em nossas escolas. Nosso trabalho é pautado no desenho universal para aprendizagem e com isso conseguimos inserir a proposta inclusiva nas perspectivas da ciência e da tecnologia -  explicou o coordenador de Educação Especial, Leonardo Pereira.

O secretário municipal de Educação, André Monsores, destacou a importância do evento.

- Importante dizermos que estamos marcando a vida dos alunos com a promoção desta feira. Os trabalhos dos alunos das escolas municipais estão bem feitos e com ótimas propostas. Além disso, estamos promovendo a pauta da inclusão durante a feira. E esse momento é importante, pois estamos fazendo o intercâmbio de conhecimentos e saberes entre alunos e educadores - destacou o professor.

Também participaram da cerimônia de abertura do evento, o subsecretário de educação, Renan Henrique e a subsecretária de assuntos pedagógicos, Mytie Andrea.