Educadores e pais de alunos participam de atividades lúdicas para promover a inclusão

Encontro aconteceu no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ)

29/06/2023 16:57

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Envolver as crianças com jogos e brincadeiras para um processo de ensino-aprendizagem eficaz. É com esse objetivo que a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um minicurso com a temática "Possibilidades de Atividades Lúdicas no Processo de Inclusão". A atividade aconteceu nesta quinta-feira (29)  no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ) e reuniu educadores e pais de alunos.

O objetivo é incentivar tanto os educadores, quanto os pais a trabalharem com as crianças dentro e fora da sala de aula com uma aprendizagem lúdica, utilizando jogos e brincadeiras simples que podem ser aplicadas no dia a dia e de forma eficaz no processo do desenvolvimento educacional em todos os aspectos. Isso possibilita ainda currículos escolares mais inclusivos e acessíveis.

O minicurso é projetado com base nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que busca relacionar práticas de ensino inclusivas para todos os alunos, independentemente de terem deficiência ou não. O objetivo principal é focar na dimensão pedagógica, garantindo que todos os alunos tenham oportunidades igualitárias para construir caminhos mais adequados à sua própria aprendizagem.