- Portal da Transparência
- Nota Fiscal Eletrônica
- Telefones Úteis
- Cadastro de Fornecedores
- Minha Casa Minha Vida
- Regin
- Documentos - Regin
- MEI - Regularizar
- Acesso ao WebMail
- Painel Administrativo
Notícias

Combate à fome: Queimados entrega mais de 400 cartões do Auxílio Queimadense
Programa oferece crédito mensal de R$ 200 para famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais de 650 pessoas já estão inscritas e recebendo o benefício
14/02/2023 18:33
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A queimadense Renata Lourenço, de 33 anos, foi uma das primeiras a chegar no Teatro Metodista na manhã desta sexta-feira (10). Mãe de seis filhos, ela representa uma das 432 famílias que começaram a receber da Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o cartão Auxílio Queimadense destinado à compra de alimentos. Ao todo, a gestão municipal já entregou 665 benefícios no valor de R$ 200.
Ao receber o cartão já recarregado, a moradora do bairro Vila Central disse emocionada sobre a importância do benefício. “Eu sou mãe solteira, moro com seis crianças e o auxílio queimadense para a minha situação é muito importante. É uma ajuda em tanto. Quero agradecer a prefeitura por ajudar as pessoas”, destacou.
Outra pessoa beneficiada foi a cubana Daselyhs Molina, de 37 anos, que deixou seu país há quatro meses com o objetivo de recomeçar a vida no Brasil. Em busca de melhores condições, Daselyhs disse que encontrou solidariedade e ajuda por parte da assistência social do município.
“Fui muito bem recebida, atendida e acolhida pelas pessoas que se aproximaram de mim. O auxílio é uma boa ideia, já que cheguei aqui sem nada e é uma ajuda para que eu consiga seguir minha vida aqui”, relatou a moradora do bairro São Miguel.
O objetivo do programa, que é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, é combater a fome e a insegurança alimentar no município. As compras dos alimentos pelos beneficiários são realizadas em estabelecimentos credenciados pela Prefeitura.
Presente na entrega dos cartões, o prefeito Glauco Kaizer, que se emocionou com as histórias de vida, disse da importância do poder público no combate à miséria. "Essa é nossa obrigação enquanto servidores públicos. Não estamos fazendo nenhum favor, isso é um direito. E eu como gestor de uma cidade preciso implementar políticas públicas que atendam às necessidades das pessoas", explicou.
A secretária de Assistência Social, Cristiane Lamarão, enfatizou a importância de dar autonomia às famílias para a compra e escolha dos alimentos. "O cartão é uma forma de dar mais dignidade para as pessoas. Com a recarga, elas vão até o estabelecimento credenciado de seu interesse e adquire o alimento necessário para sua família."
Como funciona
O programa foi feito para substituir a entrega de certas básicas e, desde que foi anunciado, caiu nas graças dos queimadenses. Para ter acesso, o morador precisa ir ao CRAS mais próximo de sua residência e verificar se pode se beneficiado. “Antes o beneficiário tinha que carregar a cesta e se contentar com os itens já existentes. Agora, todos podem ir aos mercados credenciados e comprar o que realmente sua família está necessitada, além de todo crédito ser gasto no comércio local, movimentando a economia e gerando empregos”, disse Glauco Kaizer.