Notícias


Idosos de Queimados recebem benefício que garante descontos em viagens

Prefeitura disponibilizou a Carteira da Pessoa Idosa para 70 queimadenses

21/07/2022 18:18

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Viajar para Belém no Estado do Pará, na região Nordeste, está mais perto de se tornar realidade para a aposentada Maria Nasaré da Silva, de 74 anos. A queimadense e mais de 70 idosos garantiram, nesta quinta-feira (21), a Carteira da Pessoa Idosa durante uma cerimônia de entrega que aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), no bairro Pacaembu. 

 

O documento garante a todo cidadão, com mais de 60 anos, o direito à gratuidade ou desconto no valor de passagens interestaduais. A queimadense Maria Nasaré relatou a sua felicidade. "Estou muito feliz com a chegada da carteira. Vou poder viajar e matar saudades", destacou a moradora. 

 

Além da entrega do documento, os idosos participaram de uma exposição de quadros que contam a história da década de 30 do município e suas principais construções, como a Igreja Nossa Senhora da Conceição e o Cinema. 

 

Presente na entrega do documento, a secretária da pasta, Cristiane Lamarão, destacou a importância de garantir os direitos da pessoa idosa. "Enquanto poder público temos o dever e a obrigação de cuidar dos nossos idosos. Estamos investindo em políticas públicas para a terceira idade, por isso ações como essa são importantes. Disponibilizamos de um centro destinado a atender e zelar por quem tanto cuidou da gente", destacou. 

 

DIREITO GARANTIDO POR LEI 

 

A emissão do documento é assegurada pela gestão municipal. A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem. O benefício federal consta no Estatuto do Idoso (lei 10.741/03).

Para emitir o documento,o primeiro passo é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Castanheira, nº 176, Centro, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Os documentos necessários são: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de toda a família, para assim ser incluído no Cadastro Único (CadÚnico). As carteiras são emitidas e entregues pela Secretaria de Assistência Social.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Projeto prevê a implantação de área de convivência para moradores do bairro Nossa Senhora da Glória

Mais de 140 filtros biodigestores já foram instalados no município

Mais 20 profissionais de educação tomaram posse em Queimados nesta sexta

Ação em parceria com o Sebrae tem como público alvo alunos do primeiro ano e EJA

Campanha busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes e segue até o dia 9 de setembro

O evento serviu para sanar dúvidas sobre o auxílio taxista, que beneficiará mais de 80 profissionais da cidade.

Encontro contou com a participação de associações, sociedade civil e representantes do poder público

Recurso foi repassado pela primeira vez na história do município a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Golfinhos da Baixada e Creche Iracema Garcia

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais