Queimados inaugura Centro Educacional Especializado

O principal objetivo do projeto é promover a inclusão aos alunos com alguma deficiência de rede pública

01/07/2022 21:37

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Um novo espaço em busca de aprendizado e inclusão. Nesta sexta-feira (1), a Prefeitura de Queimados realizou a cerimônia de entrega da nova sede do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados - CAEEQ, localizado na rua São Sebastião, 68, Centro. No encontro também aconteceu o lançamento do programa Pró-Inclusão. Cerca de cem pessoas participaram do evento, que reuniu autoridades, pais e alunos.

O CAEEQ tem como finalidade melhorar e ampliar o atendimento educacional dos alunos que necessitam de atenção especial e que são atendidos pela Rede Pública de Ensino Municipal. Além disso, desenvolver a promoção à inclusão e à cidadania, assim como prestar assistência aos educandos, principalmente através de oficinas pedagógicas.

Destaca-se no projeto que não é um reforço e nem uma sala em separado, mas um serviço desenvolvido por um profissional especializado que, em parceria com o educador da turma, verifica as barreiras para a aprendizagem e escolhe ambientes e formas de trabalho adequadas para cada estudante.

O espaço foi criado para atender o público-alvo da Educação Especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. O equipamento é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.

O prefeito Glauco Kaizer estava radiante com o novo espaço e, em seu discurso, destacou o poder da educação. “Estamos fazendo nossa obrigação como agentes públicos. Oferecer um espaço como este novo, limpo, com profissionais capacitados para o atendimento às nossas crianças nos deixa muito felizes. E não vamos parar por aí. Tem muito mais investimentos na educação”, destacou.

A Secretaria Municipal de Educação preparou um local amplo, de fácil localização e com profissionais de qualidade para facilitar a vida de pais e alunos. “Estar realizando esse projeto é um grande ganho para a educação municipal. Dar qualidade aos nossos educandos é um dever nosso e estamos aqui fazendo o nosso papel de educador", disse a secretária da pasta, Zilda Carolina Vargas.

UM ESPAÇO PARA TODOS

Serão atendidos no espaço os alunos da rede pública municipal com algum tipo de deficiência, ou seja, aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Crianças e adolescentes com Transtorno Global do Desenvolvimento, que apresentam um quadro de alterações do desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou com estereotipias motoras.

O novo e moderno equipamento conta com quatro salas de atividades, 1 sala interativa para formações pedagógicas e para estudos de caso e muito mais. O local tem capacidade para atender 100 alunos da rede municipal, em dois turnos de segunda à sexta feira.

Além do espaço físico, o município contará também com o CAEEQ ITINERANTE. Um serviço que será realizado com apoio de uma van e que percorrerá as escolas mais afastadas do centro para a realização do Atendimento Educacional Especializado. O projeto inicialmente atenderá seis escolas: Luiz de Camões, São José, Waldick Cunegundes, Dr. Francisco Manoel Brandão, José Anastácio Rodrigues e Prof. Ubirajara Ferreira.

No evento também foi realizado o Programa Intersetorial de Inclusão Educacional e Laboral de Pessoas Com Deficiência (Pró-inclusão). A cerimônia contou com a presença do prefeito Glauco Kaizer, a coordenadora de educação especial professora e primeira-dama, Cristiane Kaizer, a secretaria de educação, Zilda Carolina Vargas, o coordenador de educação especial Leonardo Pereira, o presidente da Câmara dos Vereadores, Nilton Moreira Cavalcante, o deputado Federal Áureo Ribeiro, além de vereadores e secretários municipais.