Queimados celebra Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial com "Festival Queimados é preta, Queimados é linda!"

Dia foi marcado por diversas ações de conscientização

22/03/2022 15:46

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

A Prefeitura de Queimados através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania e da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial promoveu no dia 21 de março uma agenda intitulada “Queimados é linda''. Queimados é preta!”, para marcar o Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Sharpeville” onde muitas vidas de pessoas negras foram dizimadas porque elas manifestavam pelo direito de circular na cidade e se assentarem nos ônibus em lugares destinados apenas as pessoas brancas.

A ação recebeu apoio direto da Secretaria de Cultura, que fez o apoio quanto ao planejamento e sediar oficinas, como roda de conversa, roda de capoeira e contação de histórias ao longo de todo dia, que também contou com uma celebração final com música no “Festival Queimados é linda e preta!”.

Em continuidade às ações propostas, haverá nesta terça-feira (22) a segunda rodada da oficina “Mulheres que inspiram mulheres”, uma ação conjunta do SEBRAE com a Prefeitura Municipal de Queimados.

Fechando a semana, teremos a exibição do documentário “Nossos corpos são nossos livros”, parceria da SEMDHPROC com a produtora “7 Gatos”, documentário que traz uma série de falas sobre o processo histórico de desaparecimentos forçados no Brasil.

Partimos da compreensão de que “vivemos em uma sociedade racista, em que as relações entre as pessoas são pautadas também a partir do lugar social e racial que elas ocupam”. Como instituição pública entendemos que é nosso dever nos preocupar em preparar servidores que possam se colocar contra esse sistema, gerador e aprofundador de desigualdades nos atendimentos e serviços prestados à população negra que atendemos nos órgãos públicos municipais. Segue em anexo a programação. Participe, divulgue em sua secretaria e apoie esta ação enviando servidores conforme o interesse nas atividades.