Notícias


QUEIMADOS PROMOVE AUTO DE NATAL COM ESPETÁCULO NO METODISTA

Evento foi encenado por alunos do projeto social Arte Inclusiva de formação de atores e técnicos do setor artístico realizado nas Pracinhas da Cultura da cidade

21/12/2021 15:22

GABINETE DO PREFEITO

A noite desta segunda-feira (20) recebeu o espírito natalino em Queimados. Noite que a cidade realizou o auto de natal, com o espetáculo "Um Natal Para Todos", com patrocínio da NTS, Produção da Burburinho Cultural e Apoio da Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e realização pelo Instituto Incluir, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

 

A obra, que foi escrita e dirigida por Ribamar Ribeiro, contou a história do menino Jesus com a temática da universalidade do amor, um Jesus itinerante, que vai ao encontro das pessoas pregando a esperança, o amor e o olhar para o próximo.

 

O evento que contou com muitas cores, luzes, música e dança, foi realizado todo ele por alunos dos cursos livres ministrados nas Pracinhas da Cultura de Queimados (R. Macaé, 430 - São Roque) e, foi realizado em duas sessões de aproximadamente uma hora em cada, com sucesso de público em ambas as apresentações.

 

"Essa é a missão do artista: levar esperança e alegria à alma. Fomos uma das classes mais impactadas com a Covid-19, e poder realizar esse espetáculo aqui hoje para vocês é muito gratificante para nós", destacou o diretor do espetáculo Ribamar Ribeiro.

 

O prefeito da cidade, Glauco Kaizer, esteve presente no evento, acompanhando as duas sessões e agradeceu a presença do público e de todos que realizaram o espetáculo: "Quero agradecer a toda equipe que se envolveu direta ou indiretamente para que o projeto pudesse acontecer aqui nesta noite. Uma história muito bonita, que conta a história desse Jesus itinerante, que mostra o significado do amor ao próximo, mesmo vivendo em tempo de perseguição ele só pregou o amor. Então esse espetáculo nos mostra as atitudes que devemos ter uns para com os outros. Realizar um espetáculo desse nível, com atores locais e a presença do público, é uma coisa que nos deixa até sem palavras, só assistir e aplaudir. Agradecemos o empenho de todos na produção do evento e todos que estiveram aqui hoje, e que possamos aplicar a mensagem que foi passada em nossas vidas", declarou o prefeito.

 

Sobre o Projeto Arte Inclusiva 

 

No dia 13 de outubro de 2021 teve início o Projeto Arte Inclusiva, um ciclo de oficinas inteiramente gratuitas para jovens e adultos a partir de 13 anos, com foco em alunos da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O projeto envolve ações educativas presenciais contemplando o atendimento a pessoas com e sem deficiência e dessa forma, trabalhando a inclusão como cerne da empreitada.

As oficinas de arte inclusiva, contarão também com momentos de prática de montagem de espetáculo, envolvendo atuação, figurino, cenário, objetos de cena e música. Ao final do ano, será realizado um espetáculo de teatro musicado no município de Queimados/RJ, que contará também com apresentações de escolas de música e dança parceiras do projeto.

 

É um projeto que revela na perspectiva inclusiva uma possibilidade de ser/fazer cultura para todos, de maneira plural e diversa.

 

Sobre o Instituto Incluir

 

O Instituto Incluir atua há mais de 10 anos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil com projetos sociais para promover a inclusão e a participação social da pessoa com deficiência através da educação, do esporte e da cultura.

 

Com foco no fomento da inclusão, desenvolvem projetos que mesclam atividade física, saúde, educação inclusiva, cultura, formação profissional e atendimento às famílias que vivem em vulnerabilidade social. Através de parcerias com setor público e privado, nacionais e internacionais, desenvolvem projetos na área da inclusão com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos espaços sociais.

 

Sobre a Burburinho Cultural

 

A Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006, especializando-se em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais. Nossa missão é multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas culturais com efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Prefeitura e governo do estado entregam equipamentos e anunciam obras na cidade

Novo veículo que oferece diversos serviços à população reestreou nesta quinta, no Centro.

Mais 18 professores foram convocados para atuarem na rede pública

Cerimônia aconteceu na manhã deste sábado (07) no estacionamento da Vila Olímpica

Mais de 200 idosas estiveram presentes no evento que contou ainda com apresentação musical e sorteio de brindes

Vítima ameaçava se jogar do Viaduto Ministro Odilon Braga

Cerca de 1,5 motociclistas participaram da tradicional motociata. Quatro bandas de rock levantaram a multidão durante todo dia

Cerca de 70 alunos que foram selecionados receberão aulas de educação ambiental

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais