QUEIMADOS PROMOVE AUTO DE NATAL COM ESPETÁCULO NO METODISTA

Evento foi encenado por alunos do projeto social Arte Inclusiva de formação de atores e técnicos do setor artístico realizado nas Pracinhas da Cultura da cidade

21/12/2021 15:22

GABINETE DO PREFEITO

A noite desta segunda-feira (20) recebeu o espírito natalino em Queimados. Noite que a cidade realizou o auto de natal, com o espetáculo "Um Natal Para Todos", com patrocínio da NTS, Produção da Burburinho Cultural e Apoio da Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e realização pelo Instituto Incluir, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

A obra, que foi escrita e dirigida por Ribamar Ribeiro, contou a história do menino Jesus com a temática da universalidade do amor, um Jesus itinerante, que vai ao encontro das pessoas pregando a esperança, o amor e o olhar para o próximo.

O evento que contou com muitas cores, luzes, música e dança, foi realizado todo ele por alunos dos cursos livres ministrados nas Pracinhas da Cultura de Queimados (R. Macaé, 430 - São Roque) e, foi realizado em duas sessões de aproximadamente uma hora em cada, com sucesso de público em ambas as apresentações.

"Essa é a missão do artista: levar esperança e alegria à alma. Fomos uma das classes mais impactadas com a Covid-19, e poder realizar esse espetáculo aqui hoje para vocês é muito gratificante para nós", destacou o diretor do espetáculo Ribamar Ribeiro.

O prefeito da cidade, Glauco Kaizer, esteve presente no evento, acompanhando as duas sessões e agradeceu a presença do público e de todos que realizaram o espetáculo: "Quero agradecer a toda equipe que se envolveu direta ou indiretamente para que o projeto pudesse acontecer aqui nesta noite. Uma história muito bonita, que conta a história desse Jesus itinerante, que mostra o significado do amor ao próximo, mesmo vivendo em tempo de perseguição ele só pregou o amor. Então esse espetáculo nos mostra as atitudes que devemos ter uns para com os outros. Realizar um espetáculo desse nível, com atores locais e a presença do público, é uma coisa que nos deixa até sem palavras, só assistir e aplaudir. Agradecemos o empenho de todos na produção do evento e todos que estiveram aqui hoje, e que possamos aplicar a mensagem que foi passada em nossas vidas", declarou o prefeito.

Sobre o Projeto Arte Inclusiva

No dia 13 de outubro de 2021 teve início o Projeto Arte Inclusiva, um ciclo de oficinas inteiramente gratuitas para jovens e adultos a partir de 13 anos, com foco em alunos da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O projeto envolve ações educativas presenciais contemplando o atendimento a pessoas com e sem deficiência e dessa forma, trabalhando a inclusão como cerne da empreitada.

As oficinas de arte inclusiva, contarão também com momentos de prática de montagem de espetáculo, envolvendo atuação, figurino, cenário, objetos de cena e música. Ao final do ano, será realizado um espetáculo de teatro musicado no município de Queimados/RJ, que contará também com apresentações de escolas de música e dança parceiras do projeto.

É um projeto que revela na perspectiva inclusiva uma possibilidade de ser/fazer cultura para todos, de maneira plural e diversa.

Sobre o Instituto Incluir

O Instituto Incluir atua há mais de 10 anos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil com projetos sociais para promover a inclusão e a participação social da pessoa com deficiência através da educação, do esporte e da cultura.

Com foco no fomento da inclusão, desenvolvem projetos que mesclam atividade física, saúde, educação inclusiva, cultura, formação profissional e atendimento às famílias que vivem em vulnerabilidade social. Através de parcerias com setor público e privado, nacionais e internacionais, desenvolvem projetos na área da inclusão com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos espaços sociais.

Sobre a Burburinho Cultural

A Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006, especializando-se em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais. Nossa missão é multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas culturais com efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo.