Notícias


Projeto Parque Linear prevê áreas de lazer e ciclovia cortando diversos bairros de Queimados

O projeto já está desenvolvido, orçado, restando agora a captação de recursos para desenvolvimento das obras.

01/07/2021 18:22

SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO

A recuperação das margens dos rios: Camorim, Abel, Queimados, Camboatá e do eixo ferroviário (ramal Central/Japeri), é um dos principais objetivos do Projeto Parque Linear, que visa ainda levar melhorias de infraestrutura em 80% dos bairros de Queimados.

 

O objetivo do projeto, desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMUR) é de recuperação da região, utilizando equipamentos de lazer e mobílias urbanas adequadas, além da recuperação da vegetação, proporcionando uma melhoria da paisagem. Com os espaços arborizados, o clima fica mais agradável, além de ser perfeito para a prática de exercícios físicos.

 

Outro ponto importante é a facilidade no deslocamento dos moradores da região através do transporte alternativo (bicicleta), criando trajetos conectados aos pontos de ônibus e estação ferroviária, com pontos de bicicletário instalados ao longo do percurso. Assim, o usuário poderá deixar sua bicicleta com segurança e pegar a condução com tranquilidade.

 

Vale ressaltar que os projetos foram codesenvolvidos por arquitetos queimadenses e distribuídos em 3 fases, ficando da seguinte forma:

 

1° fase - Abrange toda a margem do Rio Camorim, faltando ainda a construção de 3,750 KM de extensão e 31.510 m² de área de margens. Justamente nesta parte que engloba a ciclovia, paisagismo, mobiliário urbano para área de permanência (academia ao ar livre, parquinhos, bancos, mesas de dama, quiosques, bicicletário, e iluminação adequada.

 

2° fase - Campo do Eldorado com 587,37 m de ciclovia (seu entorno) e 6.000 m² de área composta por campo de futebol, quadra poliesportiva, parquinho, academia, paisagismo, mesas de dama, iluminação e bancos que complementam a área de permanência.

 

3° fase - Irmãos Guinle com 1,6 Km e 11.700 m² de área trabalhada também no conceito do PARQUE LINEAR  e com interfaces aos projetos Colorir Queimados (Grafites nos muros da RFFSA) e Poesia Urbana (Frases motivacionais e educativas em cada área de permanência, pontos de ônibus e travessias de pedestre). Esta área também contará com áreas pontos para instalação de FOOD TRUCKs que visa trazer mais movimentação e fortalecimento da convivência.

A fase 1 corta os bairros: Jardim Vista Alegre, Ponte Preta, Jardim Queimados, Belmonte.

 

Lembrando que o projeto Parque Linear total engloba 80 % dos bairros do município. O projeto já está desenvolvido, orçado, restando agora a captação de recursos para desenvolvimento das obras. 

 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Tradicional festa celebra os 25 anos do Tarântulas Motoclube no Parque de Eventos, no Pacaembu

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais