Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Projeto “Conectar Queimados” propõe mudanças para o entorno da estação de trem da cidade

Com foco na reestruturação urbana, proposta quer facilitar o acesso ao transporte, à moradia, ao trabalho e ao lazer. População pode participar com sugestões

24/04/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO

FOTO: ITDP

O entorno da estação de Queimados, na Baixada Fluminense, está sendo estudado por especialistas que pretendem tornar a região mais atrativa e inclusiva para os moradores, comerciantes e visitantes do local. O fruto desse trabalho é o projeto Conectar Queimados - iniciativa da Supervia, com supervisão do Governo do Estado e parceria da Prefeitura Municipal de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo - que conta com financiamento do Banco Mundial. A proposta, que é pioneira em toda a Região Metropolitana, deverá ser concluída no segundo semestre de 2019.

A ideia tem como principal referência os princípios de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOTS), conceito que visa estimular as cidades a serem cada vez mais compactas e favoráveis à utilização de transportes sustentáveis. Nesse contexto, o objetivo é facilitar o deslocamento dos passageiros que utilizam o trem e as linhas de ônibus, e também a locomoção, como a caminhada e a bicicleta. 

De acordo com o Secretário da Pasta, André Bianche, a iniciativa já é um marco na história da cidade. “Pela qualidade dos trabalhos que vêm sendo apresentados e pelo profissionalismo da equipe multidisciplinar envolvida, esse projeto será reconhecido, sem sombra de dúvidas, como um divisor de águas para a mobilidade urbana, com ganhos reais em desenvolvimento e qualidade de vida da população a curto e a longo prazo”, afirmou o arquiteto.

Além de colaborar com o deslocamento, o projeto de reestruturação tem o intuito de facilitar a integração da região, potencializando a proximidade entre as oportunidades de trabalho, moradia, comércio e lazer. O trabalho está sendo elaborado pelo Consórcio Conectar, formado pela ATP Engenharia, EDUTEC (Educação e Tecnologia LTDA) e pelo ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento). A ideia é tornar o atendimento das necessidades dos moradores, visitantes, e trabalhadores que circulam próximo da estação será mais rápido, e seus deslocamentos mais seguros e acessíveis.

Projeto visa participação da população

Para atingir tais objetivos, a participação e o acompanhamento das pessoas que transitam e utilizam o espaço do entorno da estação é fundamental. Durante as etapas do Conectar Queimados, o site do projeto será atualizado com notícias, documentos e atas das reuniões do projeto para que a população possa acompanhar as mudanças. Também será possível opinar sobre as modificações, fazer solicitações e sugestões através do portal (http://conectarqueimados.com.br). 

A partir dos resultados obtidos com a reestruturação na cidade de Queimados, a expectativa é que a proposta e o método utilizados sirvam de exemplo para outros municípios que também necessitam de melhorias nas áreas próximas aos corredores de transporte para promover uma mobilidade mais sustentável.

 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Pacientes da Clínica da Família do bairro Eldorado receberão palestras sobre ‘Prevenção à Depressão’

Além de shows, evento contará com venda de assessórios, estúdio de tatuagem, almoço e motociata de conscientização sobre uso da linha chilena. Entrada é franca.

Prefeitura de Queimados mantém residências terapêuticas que ajudam pacientes com transtornos mentais abandonados pela família

O encontro reuniu cerca de 50 profissionais de saúde e moradores no auditório da SEMUS

Prefeitura também deu início às obras de acessibilidade à nova unidade de saúde que será inaugurada ainda este semestre

O cronograma já conta com datas previstas para depósito das duas parcelas do 13º salário

O encontro acontecerá nesta segunda (20), no auditório da SEMUS

Em reunião realizada nesta segunda (13), prefeito Carlos Vilela assinou termo de adesão ao serviço, que emitirá documento em 44 minutos

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot