Saúde pública em crescimento: Prefeitura de Queimados vai inaugurar seis equipamentos esta semana

Salas de tomógrafo e eletroencefalograma, três unidades básicas e base do SAMU serão entregues à população a partir desta segunda (22)

22/06/2020 20:07

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Nem mesmo a crise que assola o país em meio a uma pandemia é capaz de parar o crescimento da saúde pública de Queimados. Para

IMG IGOR LIMA
FOTOS IGOR LIMA/PMQ-SEMCOM

melhorar ainda mais os serviços de saúde oferecidos à população, o município da Baixada Fluminense irá inaugurar uma série de equipamentos públicos nesta semana. O primeiro aparelho a ser entregue pelo Governo Municipal é a Sala do Tomógrafo, no Centro Municipal de Triagem. Exclusivo para pacientes com Covid-19, o local será inaugurado nesta segunda-feira (22), às 17h, na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu. Além disso, a população será contemplada com uma sala de eletroencefalograma, três unidades básicas de saúde e uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Na terça (23), a sala de eletroencefalograma será inaugurada às 17h, no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher. O equipamento, que é utilizado para registrar a atividade elétrica do cérebro, é indicado para pacientes com epilepsia, autismo, cefaleias, AVC's (Acidente Vascular Cerebral), entre outros. Para realizar o exame é necessário comparecer ao setor de regulação (Av. Ver. Marinho Hemetério de Oliveira, 1170, Vila Pacaembu) portando identidade, CPF, comprovante de residência, Cartão do SUS e pedido médico.

Já a Unidade básica de Saúde do bairro Belmonte será inaugurada na quarta-feira (24), às 17h, na Travessa Campo Alegre, s/n, Belmonte.

Na quinta-feira (25), a população queimadense ganhará uma Base Descentralizada SAMU – Queimados/RJ que irá alocar os profissionais de saúde e as ambulâncias de urgência e emergência na cidade. A cerimônia de inauguração do espaço acontecerá às 17h, na Rua Manguari, 15, Vila Camarim.

O local, que cumpre todas as normas do Ministério da Saúde, conta com dois alojamentos para profissionais, salas de estar e utilidade/ expurgo, cozinha, almoxarifado, garagem e espaço para limpeza dos veículos.

Ao todo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Queimados, conta com 38 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e administrativos; três ambulâncias 24h por dia, sendo duas de nível básico e uma avançada, e atende mais de 300 ocorrências por mês.

No sábado (27) será a vez dos moradores do bairro Campo da Banha serem contemplados com uma nova Unidade Básica de Saúde na região, às 10h, na Rua Angélica, s/n, Campo da Banha.

E para encerrar a programação, uma Unidade Básica de Saúde do bairro Paraíso será inaugurada na terça-feira (30), às 17h, na Estrada da Caixa D'água, s/n, Paraíso.

Confira a programação completa

22/06 - 17h - Inauguração da sala de tomografia

Local: Rua Onze, s/n Vila Pacaembu – anexo ao CETHID

23/06 - 17h - Inauguração sala de eletroencefalograma

Local: Av. Camilo Cristófano, 100, Fanchem

24/06 - 17h - Inauguração Unidade Básica de Saúde do Belmonte

Local: Travessa Campo Alegre, s/n, Belmonte.

25/06 - 17h - Inauguração Base do SAMU

Local: Rua Manguari, 15, Vila Camarim

27/06 - 10h - Inauguração Unidade Básica de Saúde Campo da Banha

Local: Rua Angélica, s/n, Campo da Banha.

30/07 - 17h - Inauguração Unidade Básica de Saúde Paraíso

Local: Estrada da Caixa D'água, s/n, Paraíso.