Queimados promove conscientização contra o abuso e a exploração sexual infantil

Durante toda a semana, profissionais de Assistência Social municipal participarão de entrevistas sobre o tema na emissora comunitária Novos Rumos

19/05/2020 12:56

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Medidas tomadas para proteger as famílias contra o coronavírus tornaram-se um perigo às vidas de milhares de crianças e adolescentes no Brasil. Por isto, em alusão ao Dia Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social participará de uma programação especial durante toda a semana. Em entrevistas concedidas à rádio comunitária Novos Rumos (98,7FM), profissionais da área abordarão o tema com o objetivo de mobilizar, conscientizar e informar toda a sociedade sobre as medidas tomadas no combate ao abuso infantil durante a pandemia.

Dados do Disque 100 referentes apenas ao primeiro semestre de 2019, apontam que foram registradas 7,2 mil denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes brasileiros. Nesse contexto, a pandemia trouxe à tona a triste realidade da violência sexual subnotificada, que acontece dentro de casa, no seio familiar, na qual a maioria dos casos não chega ao conhecimento das autoridades.

“O abuso familiar acontece silenciosamente. Em 2018 o Ministério da Saúde realizou um levantamento que apontou que a cada quatro casos de abuso sexual atendidos pelas unidades de saúde, pelo menos um foi cometido por parentes das vítimas ou pessoas de confiança da família. Entre os abusadores 23% foram pais e padrastos. Outro grande problema é a exposição à internet que, sem supervisão, poderá intensificar a possibilidade de exploração sexual virtual” afirmou o secretário da Pasta Elton Teixeira.

O prefeito Carlos Vilela reiterou a importância das denúncias. “Com o isolamento, essas crianças e adolescentes perderam alguns dos vínculos de confiança como escola, vizinhos e amigos, e estão expostas diariamente à internet como um meio de distração em meio à situação que estamos vivendo. Por isto estamos reforçando a necessidade da denúncia para proteger nossas crianças” disse o gestor.

Confira a programação:

18/05 - 14h - Entrevistado: Dora Lima (Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente)
19/05 - 14h - Entrevistado: Ana Lúcia (Artesã contadora de histórias, professora e pedagoga)
20/05 - 14h - Entrevistado: Thiago Schubert (Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
21/05 - 14h - Entrevistados: Sthefany Ximenes (Conselheira Tutelar) / Sueli Alves (Psicóloga)