Volta às aulas agita Vila Olímpica do bairro Pacaembu

Cerca de 2 mil alunos retornaram às atividades oferecidas pelo espaço nesta segunda-feira (3). Futebol society e jiu-jitsu são as novidades deste ano

04/02/2020 11:36

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O sonho de se tornar uma bailarina profissional está mais próximo de se concretizar para a pequena Hadassa de Oliveira, de apenas 7 anos. Matriculada recentemente na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, em Queimados, a moradora do bairro São Cristóvão iniciou nesta segunda-feira (3) as aulas de balé na recém-inaugurada Sala de Dança Giovanna Calais. Além de Hadassa, mais de 2 mil alunos com idade entre 4 e 17 anos também retornaram às suas atividades no espaço.

Feliz por ver a filha dando os primeiros passos na modalidade, Glaucia Railane (25) está esperançosa acerca do futuro da menina, que desde que aprendeu a andar vive saltitando e girando pela casa. “Ano passado eu tentei uma vaga aqui, mas por conta da grande procura não tinha conseguido. Com a reforma da Vila e a construção desta nova sala, este ano foi possível. Aqui eu creio que ela terá mais oportunidade de crescer profissionalmente, pois há diversos eventos artísticos acontecendo”, relata a técnica em necropsia.

De acordo com a professora Mariceli Monteiro, a dança auxilia o desenvolvimento de todas as atividades diárias dos alunos. “O balé repassa para as crianças muitos ensinamentos éticos e físicos. Procuro fazer uma aula que atenda as expectativas delas com conteúdos dinâmicos e atrativos. As atividades diárias ajudam muito no dia a dia dos pequenos”, relata a bailarina.

É neste universo de sapatilhas, collants e saltos que Hadassa se sente mais à vontade. Mesmo antes de ser matriculada na modalidade, a pequena já se esforçava em aprender o que podia por meio de vídeos disponibilizados na internet. “Gosto muito de dança e quero ser uma bailarina. Meu desafio é aprender o Grand Jeté (famoso movimento do balé)”, afirma a pequena.

Lazer e qualificação gratuitos

Quem recebeu os frequentadores da Vila Olímpica para o novo ano letivo,  foi o Prefeito da cidade, Carlos Vilela. De acordo com o gestor, o espaço é uma das formas de conseguir se profissionalizar no esporte. “Esse espaço vai além das aulas e dos conteúdos passados. As crianças que aqui ingressam têm a oportunidade de crescer no mercado da dança porque temos profissionais qualificados que sabem detectar talentos quando os veem”, enfatizou o gestor.

De acordo com o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Julio Coimbra, “nossa principal preocupação é garantir às crianças e aos jovens um futuro melhor. Por isso, no ano passado inauguramos esse novo espaço de dança que nos ajudou a diminuir a fila de espera. Quem sai ganhando com essas melhorias é a população”, frisou o secretário.

Além do balé, o espaço também oferece aulas gratuitas de capoeira, basquete, ginástica, judô, handebol, vôlei, jiu-jitsu, futebol society, atletismo e futsal.

Calendário 2020 prevê grandes competições

A volta aos treinos promete ser intensa, afinal, o objetivo da gestão municipal é um bom resultado nas diversas competições importantes previstas no calendário esportivo deste ano. Os atletas queimadenses estarão em busca do lugar mais alto do pódio nos Jogos da Baixada, Copa Baixada de Basquete, Copa Queimados de Jiu-Jitsu, Campeonato Estadual de Jiu-jitsu, Motocross, Copa Queimados de Judô, Circuito de Futevôlei, entre outros torneios.

Para os interessados em participar de alguma modalidade, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer fica na Av. Maracanã, s/n, bairro Pacaembu, e está aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h. O órgão também atende pelo telefone 3698-1188.