Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Saúde do idoso entra em pauta em Queimados

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se reuniram nesta quinta (12) para debater doenças neurodegenerativas

12/12/2019 22:54

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Um dia dedicado a debater e avaliar melhorias no cuidado com a saúde da terceira idade. Assim foi a manhã desta quinta-feira (12), em Queimados, na Baixada Fluminense. Com o tema “Um olhar diferente sobre doenças degenerativas na terceira idade”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o I Fórum de Atenção Básica à Saúde da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório da SEMUS e reuniu cerca de 50 profissionais da área.
 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no país ultrapassa 29 milhões de pessoas.  No último ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que 39,5% desses brasileiros possuem alguma doença crônica e que 75,3% dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde.
 
As doenças neurológicas são distúrbios que afetam o sistema nervoso, composto pelo cérebro, medula espinhal e nervos. Como esse sistema está envolvido em muitas funções do corpo, elas podem se manifestar de diversas formas.  As doenças degenerativas são aquelas em que a condição avança com o passar do tempo, trazendo um grau de comprometimento ainda maior como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica e Esclerose Múltipla.
 
A palestrante Daniela Ferraz falou sobre a necessidade de um diagnóstico precoce para as doenças neurodegenerativas. “Esses males não têm cura, mas isso não quer dizer que não possuem tratamento. Quanto antes for realizado o diagnóstico, melhor será para o paciente”, afirmou a fisioterapeuta da Casa do Idoso.
 
Presente na mesa de abertura do evento, o prefeito Carlos Vilela destacou a importância de políticas públicas voltadas a estes cidadãos. “Em nossa cidade temos diversos programas dedicados ao idoso. Além do PASPI (Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa), temos também o CELTI (Centro de Esporte e Lazer da terceira Idade), que promove um cuidado contínuo para a terceira idade”, disse o gestor.
 
Para o secretário responsável pela Pasta, Elton Teixeira, é necessário cuidar da terceira idade do município. “Muitos dos idosos em Queimados dependem do SUS e dos serviços que oferecemos, por isso é preciso capacitar sempre nossos profissionais para cuidarem dessa parcela da população que vem crescendo mais a cada dia”, concluiu o gestor.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Temporada da festa mais popular do Brasil será aberta pelas 'Mulheres Ricas' a partir das 16h. Com apoio da Prefeitura, 23 grupos tomarão ruas da cidade

Distribuição de preservativos em praça pública e treinamento de profissionais municipais de saúde são algumas das ações

Aberto ao público, evento será realizado na Clínica da Família do bairro Eldorado

Oito unidades de saúde e dois pontos extras serão mobilizados para imunização das 8h às 17h

Audiência Pública apresentará relatório referente ao 3º Quadrimestre de 2019 na Câmara Municipal dos Vereadores

Estação Cidadania Planeta Futuro já capacitou mais de 8 mil pessoas para o mercado de trabalho. Turmas de Cuidador de idosos e Libras são as novidades deste ano 

Embalada pela bateria da Caprichosos de Pilares, iniciativa oferecerá serviços como isenção para 2ª via de documentos, cadastro em programas sociais e orientação jurídica

Ao todo, 44 policias militares serão mobilizados para fazer patrulhamentos das 6h às 22h

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot