Queimados apresenta crescimento nos atendimentos em atenção básica e saúde bucal

Prestação de contas da saúde, referente ao segundo quadrimestre de 2019, também aponta bons números no CETHID e CEMEQ

12/11/2019 15:59

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Manter a transparência em relação ao funcionamento dos serviços públicos prestados à população é dever de toda gestão. Por isto, nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma audiência pública para apresentar o Relatório de Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2019. Entre os destaques do documento, detalhado em sessão realizada na Câmara Municipal, está o crescimento dos atendimentos realizados pelo Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher: 18.224 mil procedimentos – número 22.91% maior que o mesmo quadrimestre de 2018.

O Departamento de Saúde Bucal também mostrou dados positivos. Durante os quatro meses analisados, o setor aumentou em 34,92% (18.144 mil procedimentos) o número de atendimentos em relação ao mesmo período do ano anterior. A rede de atenção básica também se mostrou eficiente: as 18 unidades de saúde – que têm como objetivo focar em ações de prevenção e diagnóstico precoce de doenças – registraram juntas 223.957 mil consultas, 8,5 % a mais que o 2º quadrimestre de 2018.

“A gestão municipal esta se empenhando cada dia mais para proporcionar uma saúde pública de qualidade para os moradores. Os números positivos são a prova de que conseguimos oferecer ainda mais atendimentos à população”, afirmou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes.

Outra unidade destacada pelo relatório foi o Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). Referência na Região Metropolitana, o equipamento realizou mais de 140 mil atendimentos no período. A unidade, que oferece diversos serviços como cardiologia, clínica médica, endocrinologia, angiologia, nefrologia, oftalmologia, neurologia, serviços sociais, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames laboratoriais, raio-x, sala de medicação e classificação de risco, aumentou em 16,25% seu número de atendimentos.