Na melhor idade: idosos de Queimados mostram disposição em polos de atividades físicas

Quatro unidades estão em funcionamento e atendem quase 150 pessoas diariamente

12/09/2019 12:29

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Fotos: Igor Lima-PMQ/SEMCOM

Quem imagina um idoso, em pleno século XXI, sentado fazendo crochê ou jogando dominó para passar o tempo? Se você é um destes, vai se surpreender com a disposição dos alunos que participam dos três polos de atividades físicas ao ar livre para a terceira idade de Queimados, Baixada Fluminense. A Prefeitura tem oferecido gratuitamente para pessoas com mais de 55 anos aulas de ginástica e hidroginástica, que contam com a presença de um profissional de Educação Física, em diversos bairros do município.

A atividade física regular melhora significativamente a qualidade de vida dos idosos. E para garantir isso, a cidade tem investido firmemente em espaços como esses que visam melhorar o condicionamento físico. Ao todo, mais de 140 idosos estão matriculados em equipamentos localizados nos bairros: Inconfidência, Praça da Bíblia e Jardim da Fonte. Em breve, a Secretaria Municipal da Terceira Idade irá reativar os polos da Praça dos Eucaliptos, dos bairros Dona Branca e no Fanchem.

Além desses espaços, o município conta com o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, que oferece uma série de atividades físicas gratuitas, como Hidroginástica com piscina aquecida, Pilates, Musculação, FitDance, Fitball, Artesanato, Dança de Salão e Step, além de palestras sobre saúde dos idosos, cursos, exibições de filmes e passeios em grupo. O equipamento atende cerca de dois mil alunos mensalmente.

Seja dentro da academia, ao ar livre ou junto à família, o importante é manter o corpo ativo para garantir uma vida melhor. E para alcançar esse objetivo, é importante lembrar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa deve passar por uma avaliação médica para orientar o programa de exercícios a ser seguido.

Segundo a Secretária da Pasta, Maricéia Peluzio, a previsão é que o projeto alcance outras áreas da cidade. “Fico muito feliz de chegar aos polos e ver a nossa terceira idade se exercitando. E, por isso, estamos em busca de parcerias para levar a prática de atividades físicas para todos os bairros. Nossa intenção é garantir que os idosos tenham uma vida ativa e cheia de energia”, contou a gestora.

Saúde em dia

Dona Maria Francisca (72) acorda bem cedo, toma café, se arruma e corre para participar da aula de ginástica oferecida no polo da Praça da Bíblia. Exemplo de muita disposição e carisma, a idosa, que é assídua nas aulas, relata que desde que se juntou ao projeto tem percebido melhoras em seu corpo: “Comecei a fazer atividades há seis anos nesse espaço. Venho aqui todos os dias e não deixo de participar das aulas do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. Minha pressão era muito alta, mas, assim que comecei a praticar os exercícios físicos diariamente, esse problema diminuiu muito. A idade vem chegando e é preciso se cuidar, por isso estou aqui”, alertou a aluna.

Não muito distante dali, outra idosa que também mantém uma vida ativa é a aluna de hidroginástica Marli de Souza (61). A moradora do bairro inconfidência conta o segredo de uma saúde saudável: “As aulas são boas e gosto de praticar essa modalidade. Com isso minha disposição melhorou e as dores que sentia nas pernas foram embora”, disse empolgada.

As aulas de ginástica no polo da Praça da Bíblia acontecem às segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h. Já no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Inconfidência, as atividades de hidroginástica acontecem às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h. No bairro Jardim da Fonte, as aulas são as quartas e sextas-feiras, de 9h as 10h.

Para fazer parte desse time e abandonar de vez o sedentarismo, os idosos devem ir até à Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. O órgão também atende pelo telefone (21) 2665-6526.