Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Na melhor idade: idosos de Queimados mostram disposição em polos de atividades físicas

Quatro unidades estão em funcionamento e atendem quase 150 pessoas diariamente

12/09/2019 12:29

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Fotos: Igor Lima-PMQ/SEMCOM

Quem imagina um idoso, em pleno século XXI, sentado fazendo crochê ou jogando dominó para passar o tempo? Se você é um destes, vai se surpreender com a disposição dos alunos que participam dos três polos de atividades físicas ao ar livre para a terceira idade de Queimados, Baixada Fluminense. A Prefeitura tem oferecido gratuitamente para pessoas com mais de 55 anos aulas de ginástica e hidroginástica, que contam com a presença de um profissional de Educação Física, em diversos bairros do município.

A atividade física regular melhora significativamente a qualidade de vida dos idosos. E para garantir isso, a cidade tem investido firmemente em espaços como esses que visam melhorar o condicionamento físico. Ao todo, mais de 140 idosos estão matriculados em equipamentos localizados nos bairros: Inconfidência, Praça da Bíblia e Jardim da Fonte. Em breve, a Secretaria Municipal da Terceira Idade irá reativar os polos da Praça dos Eucaliptos, dos bairros Dona Branca e no Fanchem.

Além desses espaços, o município conta com o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, que oferece uma série de atividades físicas gratuitas, como Hidroginástica com piscina aquecida, Pilates, Musculação, FitDance, Fitball, Artesanato, Dança de Salão e Step, além de palestras sobre saúde dos idosos, cursos, exibições de filmes e passeios em grupo. O equipamento atende cerca de dois mil alunos mensalmente.

Seja dentro da academia, ao ar livre ou junto à família, o importante é manter o corpo ativo para garantir uma vida melhor. E para alcançar esse objetivo, é importante lembrar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa deve passar por uma avaliação médica para orientar o programa de exercícios a ser seguido.

Segundo a Secretária da Pasta, Maricéia Peluzio, a previsão é que o projeto alcance outras áreas da cidade. “Fico muito feliz de chegar aos polos e ver a nossa terceira idade se exercitando. E, por isso, estamos em busca de parcerias para levar a prática de atividades físicas para todos os bairros. Nossa intenção é garantir que os idosos tenham uma vida ativa e cheia de energia”, contou a gestora.

Saúde em dia

Dona Maria Francisca (72) acorda bem cedo, toma café, se arruma e corre para participar da aula de ginástica oferecida no polo da Praça da Bíblia. Exemplo de muita disposição e carisma, a idosa, que é assídua nas aulas, relata que desde que se juntou ao projeto tem percebido melhoras em seu corpo: “Comecei a fazer atividades há seis anos nesse espaço. Venho aqui todos os dias e não deixo de participar das aulas do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. Minha pressão era muito alta, mas, assim que comecei a praticar os exercícios físicos diariamente, esse problema diminuiu muito. A idade vem chegando e é preciso se cuidar, por isso estou aqui”, alertou a aluna.

Não muito distante dali, outra idosa que também mantém uma vida ativa é a aluna de hidroginástica Marli de Souza (61). A moradora do bairro inconfidência conta o segredo de uma saúde saudável: “As aulas são boas e gosto de praticar essa modalidade. Com isso minha disposição melhorou e as dores que sentia nas pernas foram embora”, disse empolgada.

As aulas de ginástica no polo da Praça da Bíblia acontecem às segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h. Já no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Inconfidência, as atividades de hidroginástica acontecem às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h. No bairro Jardim da Fonte, as aulas são as quartas e sextas-feiras, de 9h as 10h.

Para fazer parte desse time e abandonar de vez o sedentarismo, os idosos devem ir até à Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. O órgão também atende pelo telefone (21) 2665-6526.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Temporada da festa mais popular do Brasil será aberta pelas 'Mulheres Ricas' a partir das 16h. Com apoio da Prefeitura, 23 grupos tomarão ruas da cidade

Distribuição de preservativos em praça pública e treinamento de profissionais municipais de saúde são algumas das ações

Aberto ao público, evento será realizado na Clínica da Família do bairro Eldorado

Oito unidades de saúde e dois pontos extras serão mobilizados para imunização das 8h às 17h

Audiência Pública apresentará relatório referente ao 3º Quadrimestre de 2019 na Câmara Municipal dos Vereadores

Estação Cidadania Planeta Futuro já capacitou mais de 8 mil pessoas para o mercado de trabalho. Turmas de Cuidador de idosos e Libras são as novidades deste ano 

Embalada pela bateria da Caprichosos de Pilares, iniciativa oferecerá serviços como isenção para 2ª via de documentos, cadastro em programas sociais e orientação jurídica

Ao todo, 44 policias militares serão mobilizados para fazer patrulhamentos das 6h às 22h

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot