Horto Municipal de Queimados se torna point da criançada durante as férias escolares

Área de Proteção Ambiental localizada no bairro Fanchem registrou aumento de 200% no número de visitantes

24/07/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE AMBIENTE E DEFESA DOS ANIMAIS

Fotos: Thiago Loureiro

Em época de férias escolares, os pequeninos têm energia de sobra para gastar. Durante este período, nada melhor que combinar a rotina familiar, o orçamento e muito verde. Em Queimados, a Área de Proteção Ambiental (APA) Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, no bairro Fanchem, se tornou o point da garotada neste inverno ensolarado. O espaço, que conta com 7,34 hectares, foi revitalizado pela Prefeitura no ano passado e proporciona aos moradores uma opção de lazer saudável e muito contato com a natureza. Administradora da área, a Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais registrou um aumento de 200% nas visitas em relação ao dias de aula.

Os amantes da natureza ou de uma boa aventura podem aproveitar as belezas do Horto de domingo a domingo, das 8h às 17h. O ar puro e as árvores que compõem o local – são centenas de espécies nativas da Mata Atlântica, como Ipê, Sibipiruna e Aroeira - são ingredientes perfeitos para a diversão dos frequentadores, que podem escolher entre fazer um ecopiquenique com os amigos e familiares, caminhar ou conhecer as três trilhas disponíveis no espaço, que são: Ipê Amarelo (Nível leve – 531m); Pau-Brasil (Nível moderado – 423m) e Pau-ferro (Nível moderado – 492m).

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, a APA vem ganhando status de uma oportunidade de lazer gratuito ao ar livre para todas as idades e faz parte do programa de arborização da cidade, o “Queimados Mais Verde”. “É gratificante ver o local ser bem usado pela população. Cerca de 150 pessoas têm frequentado o Horto por dia durante as férias. Isto é sinal de que os moradores estão mais conectados com a natureza, o que é muito importante para a saúde e para ter mais qualidade de vida”, afirmou o gestor.

Lazer sustentável perto de casa

Disposta a proporcionar uma aventura diferente para os sobrinhos e para a filha, a dona de casa Fabrícia Santos (32) reuniu os familiares para fazer um piquenique e uma trilha no local na última terça-feira (23). “Aqui é um espaço muito legal para as crianças aproveitarem e brincarem bastante. Minha filha Maria Luiza ainda não estuda, mas mesmo assim quis trazê-la para curtir o finalzinho das férias dos amiguinhos”, afirmou a moradora do bairro Nova Cidade.

Outra frequentadora do Horto é a moradora do bairro Jardim Queimados, Flávia Candreva (32), que afirmou explorar bem o espaço com os filhos Maria Cecília (3) e João Caetano (12), seja andando de bicicleta, fazendo trilhas ou piquenique. “Gosto de proporcionar a eles atividades mais conectadas com a natureza e com a arte. Durante as férias fizemos vários passeios pelo Rio e não podíamos deixar de curtir essa maravilha em nossa própria cidade”, concluiu a professora.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, fica na Avenida Eduardo Ceridônio, s/ nº, bairro Fanchem, Queimados.