Pular para o conteúdo

QUEIMADOS TERÁ PRIMEIRO ESPAÇO DA BAIXADA FLUMINENSE DEDICADO AO CUIDADO DE PESSOAS COM AUTISMO

Prefeito Glauco Kaizer visitou as obras da unidade que terá capacidade de três mil atendimentos de crianças e adultos por mês

O município de Queimados está prestes a viver um momento histórico na saúde e na inclusão. O município inaugura, ainda no segundo semestre deste ano, o Centro TEAcolhe, o primeiro espaço da Baixada Fluminense totalmente dedicado ao cuidado de crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade oferecerá o que há de mais moderno, integrado e humanizado em terapias especializadas. O objetivo é que o equipamento público seja inaugurado neste segundo semestre.

O local, que fica na Rua Dr. Eugênio Castanheiras, no Centro, terá capacidade para atender 300 famílias e realizar mais de 3 mil atendimentos por mês. O Centro TEAcolhe foi planejado para ser um ambiente acolhedor, onde cada detalhe é pensado para promover desenvolvimento, qualidade de vida e inclusão social. A Casa do Autista de Queimados terá o diferencial de não atender apenas crianças, mas oferecer suas atividades e serviços para adultos com autismo.

O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional de excelência, com atuação nas áreas de Neuropediatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os pacientes também terão acesso à Psicopedagogia, Nutricionista, Assistente Social, Educador Físico e Musicoterapeuta.  Além da estrutura, o grande diferencial do Centro está no olhar humanizado e na gestão cuidadosa.

O TEAcolhe nasce como um marco histórico para a cidade, simbolizando um passo gigante em direção a uma sociedade mais justa, acolhedora e preparada para atender às necessidades da população neurodivergente. “Mais do que um centro especializado, o TEAcolhe é um compromisso com o cuidado, com a inclusão e com a transformação real da vida de centenas de famílias de Queimados”, destacou o prefeito Glauco Kaizer.