Notícias

Queimados visita equipamento referência em atenção à pessoa idosa com Alzheimer em Volta Redonda

Prefeitura planeja implementar um projeto para atender pessoas com essa condição

01/02/2024 15:36

SECRETARIA MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE

Com o intuito de ampliar o atendimento à população idosa, uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados visitou equipamentos públicos em Volta Redonda especializados em idosos diagnosticados com Alzheimer. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (31), sendo os profissionais recepcionados pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária do município.

A equipe de Queimados, composta por 17 profissionais, visitou o Centro Dia Synval Santos, referência na América Latina para atendimento a pessoas idosas com Alzheimer. O espaço, planejado especificamente para esse fim, atende diariamente 25 pessoas, proporcionando atividades, refeições, oficinas de convivência e socioeducativas.

Destaca-se a Sala Metodológica, onde os idosos realizam atividades para reduzir a ansiedade. As atividades coletivas incluem música, teatro, oficina de mobilidade, fisioterapia, marcenaria, informática, fotografia e artesanato, este último realizado com a participação da família.

Outro equipamento visitado foi o Centro Dia Para Idosos José Conrado, que atende idosos a partir dos 60 anos com violação de direitos. Além de contar com diversos profissionais, o local oferece atividades como música, educação física, fisioterapia, entre outras.

A Secretária Municipal da Terceira Idade de Queimados, Cristiane Lamarão, ressaltou a importância da visita: "Esses encontros são primordiais para a troca de experiências entre as equipes. Na nossa cidade temos um equipamento com mil idosos inscritos e estão sempre em atividades interessantes, mas é importante também cuidarmos daqueles que, infelizmente, estão acometidos pelo Alzheimer. Por isso, pretendemos criar um trabalho semelhante ao de Volta Redonda", enfatizou.

A equipe foi recepicionada pelo deputado estadual Munir Neto; a Secretária Municipal de Ação Comunitária, Carla Passo; da Diretora do Departamento de Proteção Social, Mariana Pimentel; e da psicóloga Luciana Silva.