Projeto transforma espaço ocioso em escola de Queimados em horta

Iniciativa contou com alunos da Escola Municipal Santo Expedito

18/08/2023 18:31

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA

Ter um quintal à disposição para cultivar legumes e verduras em pequenos espaços pode ser uma boa alternativa para quem deseja ter uma alimentação mais saudável. Os Quintais Sustentáveis, projeto inovador da Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, busca estimular a produção e o consumo de hortaliças. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e começou nesta sexta-feira (18) na Escola Municipal Santo Expedito.

Durante a manhã, os alunos participaram de uma aula para aprender as técnicas de cultivo, preparação do solo, a compostagem, os tipos de hortaliças, além do cuidado e manipulação dos alimentos. Após, os estudantes realizaram a plantação de alguns alimentos. A horta da escola será composta por alface, couve, tomate, cebolinha, salsa, coentro, espinafre, quiabo, além de mudas de chá, como erva-doce, hortelã e alecrim.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Joamilton Ornelas, a proposta é que as hortaliças cultivadas sejam utilizadas na alimentação escolar dos alunos da unidade.

- Essa é uma iniciativa inédita na nossa cidade que começamos aqui na escola. Os alunos serão multiplicadores do projeto, pois estamos trabalhando de uma forma mais didática e reforçando ao mesmo tempo os conteúdos que eles aprendem dentro da sala de aula em diferentes áreas. A ideia do projeto é transformar os espaços ociosos do município em hortas - destaca o gestor.

Outro objetivo do projeto é contribuir para a diversificação alimentar e apresentar aos alunos a inclusão de alimentos mais saudáveis e nutritivos nas refeições diárias. Para que o trabalho com a horta tenha sucesso, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou um kit que contém carrinho de mão, pás, conjunto para jardinagem, enxada, mangueiras, entre outros materiais.

- Importante dizermos que as boas práticas de alimentação também começam nas escolas. A partir daqui, vamos iniciar em outras unidades essa mesma atividade. Temos algumas escolas que estão com espaços ociosos e essa parceria é importante, pois os técnicos da Secretaria de Agricultura orientam os alunos, professores e diretores na elaboração da horta, realizam o preparo e depois entregam para a unidade - disse o professor.