ENCONTRO DE CAPOEIRISTAS INICIA ATIVIDADES DA MODALIDADE NA VILA OLÍMPICA DE QUEIMADOS

VAGAS ESTÃO ABERTAS PARA AULAS DE CAPOEIRA ÀS SEGUNDAS E QUARTAS. JOVENS, IDOSOS E CRIANÇAS ESPECIAIS PODEM PARTICIPAR

25/02/2019 18:36

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

O gingado da capoeira tomou conta da Vila Olímpica. Para começar o ano da modalidade, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou o I Encontro de Capoeiristas da Vila Olímpica Barnabé dos Santos, na última segunda-feira (18). Cerca de 50 esportistas participaram do evento, que teve o objetivo de atrair mais adeptos à modalidade.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Seus praticantes têm diversos benefícios corporais e psicológicos, como o estímulo o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, maior flexibilidade e coordenação motora, promoção da autoconfiança, entre outros.

Ministradas na Vila Olímpica, as aulas estão disponíveis às segundas e quartas-feiras para pessoas a partir de 4 anos de idade. Para os idosos, a roda de capoeira é das 7h às 8h; Já as crianças podem praticar das atividades de 8h às 9h e adultos de 17h às 19h. Também há vagas para pessoas com necessidades especiais das 16h às 16h50.

O Secretário da Pasta, Júlio Coimbra, fala sobre a gama de modalidades disponíveis para a população: “A capoeira é bem procurada, afinal, temos um grande profissional no comando, que é o Mestre Cumprido. Seu trabalho aqui é de excelência e elogiado por todos. Temos mais 10 esportes e muitas pessoas mudando de vida com a prática de algum tipo de exercício. Isso é gratificante”, disse o gestor.

Uma das adeptas do gingado é Roberta Roque, 36 anos. A técnica em enfermagem se interessou pela capoeira há pouco mais de dois anos, quando começou a frequentar a Vila Olímpica do bairro Pacaembu. “Eu estava muito sedentária e com minha filha ainda bebê. Me encantei pela capoeira. Era o que eu precisava e não sabia”, disse a moradora do Centro.