Queimados escolhe em votação popular desenhos do projeto “Arte do grafite”

Obras criadas por alunos das escolas municipais participam de votação popular de 8 a 15 de julho. As apresentações vencedoras serão grafitadas nos muros das unidades de ensino

09/07/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Os rascunhos estão muito perto de tomarem formas artísticas. O projeto  “Arte do Grafite – Caminhos da água”, chega ao momento decisivo, onde a votação popular vai escolher os desenhos que serão grafitados nos muros de duas escolas públicas de Queimados, na Baixada Fluminense. Os alunos das unidades vencedoras também serão contemplados com um workshop sobre a história desta arte.

Patrocinado pela Deca do grupo Duratex,  idealizado pela Horizonte Comunicação e Educação, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Prefeitura de Queimados, o projeto obteve 84 desenhos de 9 escolas municipais. Destas, uma ilustração finalista de cada escola está disponível e do projeto (http://artedografite.com.br/votacao/) para votação popular entre os dias 8 a 15 de julho.

O Projeto Arte do Grafite promove a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas, inspirado pelas discussões em sala de aula sobre o uso consciente da água e da preservação da biodiversidade. Os participantes são professores e alunos das escolas que recebem a ajuda de grafiteiros locais para criarem as obras.

O Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destacou a importância do projeto: Vamos, através desta iniciativa, conscientizar os jovens a respeito do consumo da água e ainda incentivá-los a aprender uma arte maravilhosa como o grafite”, destacou. Já o secretário de Educação, Lenine Lemos, falou sobre o envolvimento das escolas na ação: “É bom ver nossas crianças desenvolvendo desenhos para participarem da votação. Estamos descobrindo talentos, até então, escondidos”, ressaltou.

De acordo com Allan Amorim, coordenador de projetos da Horizonte, a primeira etapa do projeto consiste em oficinas e encontros com os professores para apresentação da história da arte do grafite e das atividades que servirão de inspiração para os alunos criarem suas obras. “A partir disso, os docentes aplicam a sequência didática e atividades com os estudantes que farão suas ilustrações temáticas. Estes  desenhos são colocados em votação popular e as escolas com melhores ilustrações ganharão o Dia do Grafite, com workshop e pintura de muros”.

Ao final do projeto, as ilustrações e obras grafitadas nos muros serão reunidas e apresentadas em um livro que será distribuído gratuitamente nas escolas.