Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Luz, câmera, ação: Mostra Cultural leva a arte do cinema até a rede pública de ensino de Queimados 

Alunos da Escola Municipal Carlos Pereira Neto exibiram nesta terça-feira (3) os filmes que produziram no projeto “De Palma em Palma”

03/07/2019 19:48

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Quem foi que disse que trabalhar com cinema é coisa de adulto? Os alunos da Escola Municipal Carlos Pereira Neto, em Queimados, provaram que é possível atuar, dirigir e encenar durante a Mostra Cultural “De Palma em Palma”, promovido nesta terça-feira (3), no Teatro Metodista. A iniciativa é um resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério da Cidadania - por meio da Velloni Produções - e a empresa Deca (instalada no Distrito Industrial), com apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo. Com cerimônia digna de Oscar, o evento reuniu cerca de 150 mini produtores de curtas metragens.  

Sob a curadoria dos articuladores de leitura e dos alunos, uma mega estrutura foi organizada para apresentar o trabalho desenvolvido pelos pequenos cineastas. No hall de entrada do Teatro, o público era recebido por lindas fotografias produzidas pelos alunos do 2º ano registradas durante as gravações e do making off.

O projeto que tem por objetivo desenvolver diversas ações com crianças e jovens da rede pública de ensino, também abordou temáticas comuns dentro da escola. Presente na mostra, o Prefeito Carlos Vilela, comentou a iniciativa. “Queremos incentivar os pequenos a investirem em carreiras de sucesso, estamos estimulando a realização de sonhos. Cada criança tem o direito de sonhar e nosso trabalho é mostrar que podem realizar”

Durante quatro meses os pequenos cineastas aprenderam as técnicas de filmagem e fotografia, a elaborar roteiros e dirigir cenas e personagens. Para o jornalista, fotógrafo e responsável pelas aulas, Walter Mesquita (48), o projeto propõe apresentar as técnicas de cinema aliada com temas abordados em sala de aula: “Trabalhamos desde a introdução à linguagem do cinema, até o desenvolvimento de animação. Pensamos também em unir os conteúdos dos professores com as produções. Esse projeto é benéfico, pois além dessa gama de atividades incentivamos o espirito do trabalho em equipe. Fazer isso é sempre uma honra", disse o queimadense.  

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, alinhar cultura e educação é algo primordial. “Apresentações como essas me deixam muito feliz. A cidade vem avançando nesses quesitos e o nosso objetivo é alcançar patamares maiores. O resultado desta união está em apreciarmos o cinema feito por crianças”, afirmou o gestor.

De olho na telona

Com o auditório cheio, os expectadores foram convidados a entrarem em um portal mágico de ficção. Em uma telona foram exibidos os curtas ‘Invasão dos ET’s, ‘Ataque dos Zumbis’ e ‘Bruxa na Escola’, criado pelos alunos do 4º ano e ‘Homem na Lua’, feito pelo 2º ano.

Para os alunos do 4º ano, Ana Christyne (11) e Lucas Eduardo (14), que encenaram ao vivo uma parte do curta “Ataque de Zumbis”, a experiência com os objetos estarão guardados em suas memórias: “Gostei muito desse trabalho. Vi todos os meus amigos envolvidos, por que junto com eles aprendemos como funciona toda equipe de gravação e edição”, lembrou o aluno.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Temporada da festa mais popular do Brasil será aberta pelas 'Mulheres Ricas' a partir das 16h. Com apoio da Prefeitura, 23 grupos tomarão ruas da cidade

Distribuição de preservativos em praça pública e treinamento de profissionais municipais de saúde são algumas das ações

Aberto ao público, evento será realizado na Clínica da Família do bairro Eldorado

Oito unidades de saúde e dois pontos extras serão mobilizados para imunização das 8h às 17h

Audiência Pública apresentará relatório referente ao 3º Quadrimestre de 2019 na Câmara Municipal dos Vereadores

Estação Cidadania Planeta Futuro já capacitou mais de 8 mil pessoas para o mercado de trabalho. Turmas de Cuidador de idosos e Libras são as novidades deste ano 

Embalada pela bateria da Caprichosos de Pilares, iniciativa oferecerá serviços como isenção para 2ª via de documentos, cadastro em programas sociais e orientação jurídica

Ao todo, 44 policias militares serão mobilizados para fazer patrulhamentos das 6h às 22h

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot