Prefeitura de Queimados - Mais Trabalho e Novas Conquistas
Facebook   Instagram   Youtube   Flickr   Blogspot

Noticías


Luz, câmera, ação: Mostra Cultural leva a arte do cinema até a rede pública de ensino de Queimados 

Alunos da Escola Municipal Carlos Pereira Neto exibiram nesta terça-feira (3) os filmes que produziram no projeto “De Palma em Palma”

03/07/2019 15:48

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Quem foi que disse que trabalhar com cinema é coisa de adulto? Os alunos da Escola Municipal Carlos Pereira Neto, em Queimados, provaram que é possível atuar, dirigir e encenar durante a Mostra Cultural “De Palma em Palma”, promovido nesta terça-feira (3), no Teatro Metodista. A iniciativa é um resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério da Cidadania - por meio da Velloni Produções - e a empresa Deca (instalada no Distrito Industrial), com apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo. Com cerimônia digna de Oscar, o evento reuniu cerca de 150 mini produtores de curtas metragens.  

Sob a curadoria dos articuladores de leitura e dos alunos, uma mega estrutura foi organizada para apresentar o trabalho desenvolvido pelos pequenos cineastas. No hall de entrada do Teatro, o público era recebido por lindas fotografias produzidas pelos alunos do 2º ano registradas durante as gravações e do making off.

O projeto que tem por objetivo desenvolver diversas ações com crianças e jovens da rede pública de ensino, também abordou temáticas comuns dentro da escola. Presente na mostra, o Prefeito Carlos Vilela, comentou a iniciativa. “Queremos incentivar os pequenos a investirem em carreiras de sucesso, estamos estimulando a realização de sonhos. Cada criança tem o direito de sonhar e nosso trabalho é mostrar que podem realizar”

Durante quatro meses os pequenos cineastas aprenderam as técnicas de filmagem e fotografia, a elaborar roteiros e dirigir cenas e personagens. Para o jornalista, fotógrafo e responsável pelas aulas, Walter Mesquita (48), o projeto propõe apresentar as técnicas de cinema aliada com temas abordados em sala de aula: “Trabalhamos desde a introdução à linguagem do cinema, até o desenvolvimento de animação. Pensamos também em unir os conteúdos dos professores com as produções. Esse projeto é benéfico, pois além dessa gama de atividades incentivamos o espirito do trabalho em equipe. Fazer isso é sempre uma honra", disse o queimadense.  

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, alinhar cultura e educação é algo primordial. “Apresentações como essas me deixam muito feliz. A cidade vem avançando nesses quesitos e o nosso objetivo é alcançar patamares maiores. O resultado desta união está em apreciarmos o cinema feito por crianças”, afirmou o gestor.

De olho na telona

Com o auditório cheio, os expectadores foram convidados a entrarem em um portal mágico de ficção. Em uma telona foram exibidos os curtas ‘Invasão dos ET’s, ‘Ataque dos Zumbis’ e ‘Bruxa na Escola’, criado pelos alunos do 4º ano e ‘Homem na Lua’, feito pelo 2º ano.

Para os alunos do 4º ano, Ana Christyne (11) e Lucas Eduardo (14), que encenaram ao vivo uma parte do curta “Ataque de Zumbis”, a experiência com os objetos estarão guardados em suas memórias: “Gostei muito desse trabalho. Vi todos os meus amigos envolvidos, por que junto com eles aprendemos como funciona toda equipe de gravação e edição”, lembrou o aluno.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Cerca de 800 atletas de todo o estado participam do torneio, que começa às 8h, no Teatro Metodista. Entrada é franca

Com apoio do Sesc, evento desta sexta (6) contará com apresentações de trabalhos desenvolvidos na rede municipal ao longo do ano letivo

Em parceria com o Sesc, projeto ‘Prefeitura no seu Bairro’ promove mais de 50 serviços gratuitos a partir das 8h

Cerca de 800 alunos do espaço mantido pela Prefeitura concluem cursos de qualificação e recebem certificados a partir desta quarta (4)

Mobilização de conscientização acontece na Praça N.Sra. da Conceição nesta terça-feira (3)

Entregue à população neste domingo (1), novo equipamento conta com campo de futebol, pista de atletismo e quadra de areia

Música, dança, teatro, desfile e barriquinhas de empreendedores locais reuniram cerca de mil pessoas na Estação Cidadania Planeta Futuro

Inauguração acontecerá nesta sexta (29), às 16h. Intervenções contaram com construção de salas, auditório, pintura e troca de telhado

    
keyboard_arrow_right
Facebook     Twitter     Youtube     Flickr     Blogspot