Queimados implanta Educação a distância para jovens e adultos

Aula inaugural contou com 200 alunos no Teatro Metodista. Cerca de 800 pessoas já se inscreveram

24/06/2019 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Fotos: Igor Lima

Igualdade de oportunidades educacionais para todos, ampliação do acesso e melhora na qualidade do ensino-aprendizagem. Esses são os desafios que vêm sendo superados em Queimados. Para vencer esses desafios a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (18), a aula inaugural do Centro de Educação a Distância de Queimados (CEADQ). O evento aconteceu no Teatro Municipal Metodista. A proposta, que é pioneira nas redes municipais de ensino da Baixada Fluminense, já conta com cerca de 800 alunos inscritos.

O Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 17 às 21h, nas dependências da Escola Municipal Oscar Weinschenck (Rua Camarim, nº 1286, Vila do Tinguá). Cerca de 200 alunos compareceram à aula inaugural. Quem está inscrito e não foi, deverá oficializar o ingresso do curso no polo apresentando Certidão de nascimento ou casamento, identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4.

O espaço conta com 11 tutores da Rede Municipal que durante todo curso estarão à disposição tanto para atendimento presencial como online com o intuito de sanar as dúvidas dos alunos. Outro momento que os alunos irão ao polo é para realizar suas provas. O projeto visa facilitar a vida de quem precisou deixar cedo a sala de aula e não possui tempo para voltar presencialmente ao ambiente escolar.

Para o Prefeito Carlos Vilela, investir na educação é dar dignidade à sociedade: “Ao longo deste período o nosso município venceu muitos desafios. E foi assim que alcançamos o maio IDEB da história, com capacitação de professores, projetos pedagógicos, entre outros. É deste modo que avançamos com a cidade, pois a educação é um meio de promoção social”, frisou.

“Estamos felizes porque o governo deixa de estar aguardando o aluno e passa a buscá-lo. Por sua vez, a Secretaria de Educação cumpre o seu papel que é formar e ensinar os nossos munícipes. Eu estou feliz e surpreso pela quantidade de inscritos. Assim vamos construir uma nova história. A educação transforma vidas”, concluiu o Secretário de Educação Lenine Lemos.

Educação Inclusiva até a distância

Andrea Brito (33)
Um exemplo de que a educação municipal está avançando é a inclusão da plataforma para os deficientes. E quem irá usufruir deste modelo será a deficiente auditiva Andrea Brito (33), que afirmou sua vontade em aprender: “A minha filha que me falou sobre o Centro de Educação a distância. Eu vim da Bahia e o meu desejo é aprender mais, pois quero ajudar meus filhos em suas tarefas da escola”, disse a moradora do bairro São Cristóvão, ao lado da interprete de Libras, Conceição Batalha.

A dona de casa, Maria das Dores da Silva (50), fez questão de inscrever seus dois filhos, Robson da Silva (22) e Marcos Vinicius da Silva (21) na plataforma online. Fora da escola há trinta anos, a senhora afirma acreditar no poder que a educação tem em nossas vidas: “Eu vejo que o estudo hoje é muito importante. E se você não tem uma qualificação fica difícil conquistar uma vaga de emprego. A minha filha, que está se formando em direito, foi a que incentivou nossa vinda até aqui”, disse a moradora do bairro Santo Expedito.

Já a Coordenadora do CEADQ, Mônica Silva, não escondeu a alegria ao ver o auditório cheio e com pessoas entusiasmadas em aprender: "A emoção é imensa, pensar que alcançamos pessoas cuja vida e seus diversos motivos impediu-as de chegarem na escola presencial. E saber que o Centro alcançou essas pessoas me deixa extremamente feliz. Não estamos somente oferendo a plataforma apenas em EAD, mas as mãos estendidas com acolhimento, amor, respeito, dedicação, ajuda e compromisso”, contou emocionada.

Quem ainda não se inscreveu no CEADQ poderá realizar a pré-matrícula por meio do formulário virtual https://bit.ly/2DUjCQ4 ou na sede da SEMED (Rua Hortência, 6, Centro - atrás da Praça dos Eucaliptos), das 9h às 17h. Os interessados devem ter mais de 18 anos e estarem aptos a cursar do 6º ao 9º ano.