Notícias


Fórum debate medidas para enfrentamento à violência contra a mulher em Queimados

Evento aconteceu no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha e recebeu aproximadamente 80 pessoas entre autoridades municipais, estaduais e representantes da sociedade civil

07/12/2023 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DA CIDADANIA

 

 

 
A Prefeitura de Queimados organizou o I Fórum da Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, nesta quinta-feira (7), no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O objetivo foi debater e trocar informações que ajudem no combate e enfrentamento à violência contra a mulher. Os números mostram que é muito importante criar medidas para que situações de violência sejam evitadas.

Segundo o Dossiê Mulher, 43.594 mulheres foram vítimas de Violência Psicológica em todo o estado do Rio de Janeiro, em 2022. Mais da metade dos crimes aconteceu dentro de sua residência e foi cometido, em sua grande maioria (67,6%), por pessoas conhecidas. A maior parte das vítimas possuía entre 30 e 59 anos e mais da metade era negra.

Elisangela Oliveira, autora do dossiê Mulher 2023 e Coordenadora do Núcleo do Instituto de Segurança Pública da Mulher (ISP), apresentou dados sobre a violência e falou da importância desse evento. “Fico muito feliz em ver alunos das escolas do município participando desse fórum, a gente precisa falar de violência em todos os espaços, e uma criança aprende muito fácil, e se ela aprende sobre a violência desde cedo, isso é muito importante, faz toda a diferença”, falou.

A Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Esta última é considerada uma das formas de agressão mais grave praticada contra as mulheres, destacando, em grande parte, a violação do corpo. No município de Queimados, a mulher vítima de violência recebe apoio e acolhimento, além de ajuda psicológica e jurídica, no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), localizado na rua Ministro Odilon Braga, 26, Centro.

Participaram do fórum também, as secretárias municipais de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Ana Paula Ramos; de Assuntos Institucionais e Estratégicos, Zilda Vargas, a Coordenadora Especial de Políticas para Mulheres, Neusa Teixeira; a vereadora Ana Luz, a Defensora Pública atuando em Japeri, Rita de Cássia, e a Coordenadora do CEAM Queimados, Roseane de Almeida.
 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Temporal que atingiu Baixada Fluminense ocasionou prejuízos aos moradores

Imunização começa nesta segunda-feira (25) e será feita de forma escalonada até 14 anos

Cem locais receberão a estrutura de aço inox com espaço para cadeirantes

Iniciativa acontece nesta quinta-feira (8) e distribuirá preservativos, lubrificantes e realizará testes rápidos

Prefeitura planeja implementar um projeto para atender pessoas com essa condição

Ações em conjunto com das forças de segurança da cidade prenderam homem apontado como principal responsável pelos roubos a residências e comércios no Centro

Obras de construção e reformas estão ampliando a rede de ensino do município

Fórum reuniu profissionais de saúde, assistência social e segurança

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais