Notícias


Queimados comemora Dia de N.S. da Conceição e da Bíblia

Programação conta com shows, missas, procissões e caminhada

07/12/2023 00:00

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Queimados, na Baixada Fluminense, terá uma extensa programação para comemorar o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, e o Dia da Bíblia. As ações gratuitas acontecem entre os dias 7 e 10 de dezembro, e terão shows, missas, procissões e uma caminhada.

No dia 7, o Coletivo de Batalha de Rimas de Queimados realizará a Batalha dos 7. O evento, que começa às 20h, terá a participação de sete MCs que irão se enfrentar em uma disputa de versosNo dia 8, feriado municipal em comemoração ao dia da padroeira, a cidade receberá o show da cantora católica Adriana Arydesàs 20h. 

A programação para o dia 8 de dezembro também inclui ações em homenagem à padroeira da cidade. A procissão sairá da antiga Matriz, localizada na praça que leva o nome da santa, às 18h, e seguirá em direção à  nova igreja, localizada no Centro, com missa às 19h. 

Já no dia 9, em comemoração ao Dia da Bíblia, a cidade receberá o show do cantor gospel Marcus Salles, às 20h. A apresentação, que começa às 20h, promete ser uma experiência única de fé e música. Os shows vão ocorrer no Parque de Eventos (Rua Vinte e Três, sem número - Pacaembu). 

Para fechar a programação, no dia 10, será realizada a Caminhada do Dia da Bíblia. A saída será da Praça dos Eucaliptos, às 9h, com chegada na Praça da Bíblia, que será inaugurada após reforma. A praça passou por revitalização, que incluiu a Bíblia, que é símbolo da praça, além de academia para terceira idade, canteiro para jardinagem, pergolado, jogos de mesa. 

Patrimônio histórico e cultural de Queimados 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição – antiga matriz –  encontra-se na Avenida Irmãos Guinle, numa das principais praças localizadas no centro da cidade, que também ganhou o nome da santa.  

Parte da fachada desabou em 1949 e foi reconstruída depois, com a torre central mais alta, onde foi embutido um oratório. Na ocasião, também foram refeitos os altares. Em 1989, quando Queimados ainda pertencia a Nova Iguaçu, a Igreja foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio (INEPAC).  

Na fachada, uma grande imagem chama atenção de todos que passam pela praça: a escultura da Nossa Senhora da Conceição. Doada pela Família Castanheira – composta por religiosos e devotos da cidade - na década de 70, a santa é uma grande marca não só para os fiéis, mas também para todos que transitam pelo local diariamente.

 

 

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Temporal que atingiu Baixada Fluminense ocasionou prejuízos aos moradores

Imunização começa nesta segunda-feira (25) e será feita de forma escalonada até 14 anos

Cem locais receberão a estrutura de aço inox com espaço para cadeirantes

Iniciativa acontece nesta quinta-feira (8) e distribuirá preservativos, lubrificantes e realizará testes rápidos

Prefeitura planeja implementar um projeto para atender pessoas com essa condição

Ações em conjunto com das forças de segurança da cidade prenderam homem apontado como principal responsável pelos roubos a residências e comércios no Centro

Obras de construção e reformas estão ampliando a rede de ensino do município

Fórum reuniu profissionais de saúde, assistência social e segurança

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais