Queimados promove capacitação profissional para melhor acolhimento da população LGBTQIA+

Servidores das secretarias de Assistência Social e Terceira Idade participaram do encontro

09/08/2023 00:00

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com o objetivo de preparar a equipe da assistência social de Queimados para um melhor acolhimento da população LGBTQIA+, a Prefeitura de Queimados realizou na manhã desta quarta-feira (9), uma capacitação profissional. O encontro aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá e contou com trocas de conhecimento para um atendimento adequado ao público nos equipamentos públicos do município, em especial, nos serviços de assistência social.

O encontro contou com a participação dos servidores municipais das secretarias de Assistência Social e Terceira Idade, além do Defensor Público da Tutela Coletiva de Queimados,  Rodrigo Pacheco; a Defensora Pública da 2ª Vara Cível de Queimados, Drª Mirela Assad; da secretária da Pasta, Cristiane Lamarão; e do Superintendente e Coordenador do Programa Rio sem LGBTIfobia, Ernani Alexandre.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Lamarão, falou da importância dessa capacitação para o município.

- Queimados é o primeiro município a ter essa iniciativa que é capacitar nossos profissionais para um melhor atendimento. Essa iniciativa se deu após a pandemia, porque o público LGBTQIA+ vem em busca de ajuda e acolhimento. Por isso, a necessidade de capacitar e atender melhor, além de entender as suas necessidades - destacou.

O Superintendente e Coordenador do Programa Rio sem LGBTIfobia, Ernani Alexandre enfatizou em seu discurso a respeito do tratamento que esse público gostaria de receber.

- Não queremos ser tratados diferentes. O que queremos é um acolhimento e nossos direitos respeitados. E esse é um momento de troca, de falar sobre direitos, assistência psicológica, levando em consideração que muitos desenvolvem inclusive a ansiedade. Isso é primordial”, completou

O Programa Rio Sem LGBTIfobia conta com 19 equipamentos espalhados pelo estado do Rio de Janeiro. Os Centros de Cidadania LGBTI oferecem o suporte necessário à população  LGBTQIA+ , com atendimento social e psicológico, além de acompanhamento jurídico caso necessário. Em Queimados, o Núcleo de Atendimento Descentralizado LGBTI fica localizado na Rua Otília, 1495, Vila do Tinguá. É importante lembrar que o núcleo não contempla apenas o público-alvo, mas todos os seus familiares.

Em caso de LGBTIfobia, não se cale, denuncie!
Disque Cidadania e Direitos Humanos 08000234567