Notícias


Profissionais de Queimados recebem capacitação de primeiros socorros

Encontro reuniu cerca de 20 professores, auxiliares de creche e apoio do Instituto Educacional de Nossa Senhora Aparecida

17/08/2022 16:05

SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

Saber agir corretamente em caso de acidentes com crianças pode ajudar a salvar vidas. E é pensando em ocasiões que demandam urgência que a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou, nesta quarta-feira (17), o Curso de Primeiros Socorros Pediátricos com os profissionais de educação do Instituto Educacional de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Belmonte. O encontro reuniu cerca de 20 professores, auxiliares de creche e apoio da instituição.

 

O objetivo da capacitação é possibilitar que qualquer profissional, que atue direta ou indiretamente com crianças, consiga agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica na unidade, evitando assim riscos de óbitos. 

 

Durante o curso ministrado pelos agentes de Defesa Civil, Roseli Ferreira, Inácio Azevedo e André Faria, os profissionais aprenderam a atuar em caso de desmaio, engasgos, quedas, cortes, crise de convulsão, como também verificar pressão arterial, entre outras situações.

 

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil de Queimados, Jefferson Oliveira, a ideia de oferecer o curso atende a Lei Lucas, nº 13.722/18. "Enquanto poder público temos a obrigação de oferecer a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários. Por isso, estamos ofertando esse conhecimento nesta unidade. Em breve, vamos iniciar esse trabalho nas escolas da nossa rede municipal, tanto com professores como também com os alunos", anunciou o gestor.

 

Já para o Coordenador Pedagógico da unidade, Rafael Crizanto, o curso vai ajudar os profissionais a atuarem em situações graves. "Muito feliz em receber esse trabalho em nossa creche. Aqui atuamos com cerca de 180 crianças diariamente e precisamos estar atentos aos sinais de saúde que elas apresentam, como também em casos de emergências, como por exemplo o engasgo. Essa capacitação veio em uma boa hora", relatou o educador.

 

O que diz a Lei Lucas?

 

A Lei Lucas nº 13.722/18 obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. O dispositivo foi criado devido a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade que perdeu a vida em um simples passeio escolar. A fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelos profissionais.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Clube de Cinema da Praça, ao ar livre, abre temporada neste domingo (5/5) no município

O dia marcou a celebração dos 25 anos de estrada do Tarântulas Motoclube com mais de 10 horas de shows

Informações do Edital 3048/2024 sobre Processo Seletivo de Contração de Pessoal por tempo determinado

Cantores e pregadores da música gospel se apresentarão no Parque de Eventos

Tradicional festa celebra os 25 anos do Tarântulas Motoclube no Parque de Eventos, no Pacaembu

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais