Quase 500 alunos de Queimados participaram da formatura do Proerd

Crianças que cursam o 5º ano do ensino fundamental de nove unidades escolares foram contempladas no projeto

12/07/2022 17:53

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (12) foi realizada uma cerimônia de formatura para os alunos da rede municipal de ensino de Queimados, na quadra do Ginásio Metodista. Com a participação de pais, responsáveis e profissionais de educação, a cerimônia foi para entrega do certificado de participação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), para quase 500 alunos da rede pública municipal de ensino.

O PROERD é a adaptação brasileira de um programa criado em 1983 em Los Angeles, Estados Unidos. No Brasil, a iniciativa acontece há 30 anos pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, atualmente, é desenvolvida por todos os Estados do país.

Em Queimados, 487 alunos do 5º ano, de nove unidades escolares da rede de ensino do município, receberam o certificado pela participação no programa. O PROERD é  de prevenção  primária e posto em prática pela Polícia Militar que tem como princípio proteger as crianças e adolescentes contra o uso de drogas e a violência, assim como enfatizar, ao longo  das ações, a importância de se manter afastado do uso de entorpecentes e enfatizar suas consequências.

O prefeito Glauco Kaizer agradeceu pelo projeto, uma iniciativa tão importante para não somente a proteção mas principalmente como prevenção garantindo o futuro das crianças.  “Essa é uma grande conquista para construção de uma sociedade melhor. As drogas são o pior flagelo de uma sociedade, e esse programa tem o propósito de mostrar às nossas crianças a necessidade de evitar as drogas. Quando a gente protege nossa família e nossos filhos, a gente está construindo uma sociedade melhor, pensando no futuro. As drogas são o grande vilão de qualquer sociedade. É uma luta que não podemos nos descuidar”, falou.

Fizeram parte da mesa o Prefeito Glauco Kaizer, representante do 24° BPM, o tenente Muniz, o representante da coordenação do PROERD, o subtenente Sérgio e a secretária de educação, Zilda Carolina Vargas.