Notícias


Queimados busca recursos federais para auxiliar vítimas das chuvas

Queimados busca recursos federais para auxiliar vítimas das chuvas

24/01/2024 11:50

SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

A Prefeitura de Queimados segue empenhada em busca de recursos para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram municípios da Baixada Fluminense e Zona Norte do Rio. Como parte dessas ações, os representantes do Gabinete e Gerenciamento de Crises das secretarias municipais de Defesa Civil, Obras e Assistência Social se reuniram nesta terça-feira (23/1) com o subcoordenador da Regional de Defesa Civil Sul II, o 1º tenente Celso Lopes, buscando  orientação acerca da solicitação do Cartão de Pagamento da Defesa Civil.

O objetivo do  cartão é destinar recursos financeiros ao município para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Com o cartão,  o beneficiário pode, por exemplo, adquirir maquinários, cestas básicas, equipamentos etc.  Os recursos serão repassados pelo Governo Federal ao município e serão movimentados numa conta especial do Banco do Brasil.

O benefício será concedido ao município em virtude da situação de emergência decretada pelo prefeito Glauco Kaizer e reconhecida pelo Governo Federal.  Agora, as secretarias municipais se reunirão nesta quarta-feira (24/1) para reunirem todas as informações necessárias para abertura da conta e, em seguida, a destinação do recurso.

Para ter direito ao cartão, os gestores precisam fazer um cadastro contendo todas as informações do temporal que afetou a cidade no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, possibilitando, assim, a abertura de conta no Banco do Brasil. Após esse trâmite será gerado um cartão físico de débito, possibilitando  o município utilizar, de forma emergencial,  aquisição dos materiais e equipamentos necessários para suprir as necessidades dos vitimados.

O secretário municipal de Defesa Civil considerou como muito produtiva a reunião e ressaltou a atuação da gestão nas ações de respostas: “Estamos desde os primeiros dias atuando em ações para minimizar os estragos que a chuva causou a nossa cidade. Acredito que essa será mais uma ajuda importante para a cidade, sem contar que o suporte do Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Defesa Civil é primordial para essa viabilização”, destacou.

Participaram da reunião o Coronel Fábio Mário, da Redec Costa Verde; o Cabo Willian Ramos; a secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Lamarão; e os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, Marcio Souza e Yago Roxinol.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Temporal que atingiu Baixada Fluminense ocasionou prejuízos aos moradores

Imunização começa nesta segunda-feira (25) e será feita de forma escalonada até 14 anos

Cem locais receberão a estrutura de aço inox com espaço para cadeirantes

Iniciativa acontece nesta quinta-feira (8) e distribuirá preservativos, lubrificantes e realizará testes rápidos

Prefeitura planeja implementar um projeto para atender pessoas com essa condição

Ações em conjunto com das forças de segurança da cidade prenderam homem apontado como principal responsável pelos roubos a residências e comércios no Centro

Obras de construção e reformas estão ampliando a rede de ensino do município

Fórum reuniu profissionais de saúde, assistência social e segurança

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais