Notícias


Queimados inicia o terceiro curso de Hortas Urbanas

Serão ao todo três dias de atividades com aulas teóricas e práticas

29/04/2023 15:42

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de utilizar melhor o solo do município, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, deu início ao terceiro curso de Hortas Urbanas. A ideia é que os participantes aprendam a utilizar os pequenos espaços das áreas urbanas para realizar os mais variados tipos de plantações. 
 
O curso é divido em três módulos, sendo duas aulas práticas e uma teórica, todas ministradas pelo Agente de Desenvolvimento Rural da Emater-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Janeiro), Sidney da Silva. Entre os assuntos abordados ao longo do curso estão: cultivo e preparo do solo, controle alternativo para evitar pragas e doenças, além da utilização do resíduo orgânico doméstico como o adubo.
 
Já no último módulo, o curso será finalizado com uma aula prática de preparo de canteiros e plantio de mudas e horta vertical, para que os alunos coloquem em prática tudo que aprenderam em sala e, posteriormente, consigam realizar a plantação em suas residências. 
 
Quem está animado com o curso é o morador do bairro Santo Expedito, Luiz Gustavo. "Esse curso é de extrema importância para gente, pois nos ensina a utilizar melhor os tipos de solo que temos em casa", destacou o aluno. 
 
Idealizador do curso em Queimados, o Engenheiro Agrônomo Tarcísio Moura destacou o sucesso nas três edições: "Esse é o terceiro curso de Hortas Urbanas que estamos realizando aqui na secretaria e mais uma vez está sendo um grande sucesso. As inscrições foram preenchidas em menos de um dia e já estamos com projeto para abertura de uma nova turma para o início do próximo semestre", destaca.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Com a criação de mais cinco salas de aula, a unidade passará atender mais de 600 alunos

Unidade será totalmente climatizada e contará com acessibilidade em todos ambientes

Projeto beneficiará um total de seis ruas com prazo de 120 dias para execução

O veículo ficou apreendido, e o indivíduo foi liberado após prestar depoimento ao delegado de plantão da unidade.

Com o novo local, cerca de R$ 2 milhões serão economizados por ano aos cofres públicos

Evento reuniu motociclistas, roqueiros e diversas famílias que festejaram a data em clima de paz

Idosos receberam acessórios e benefícios que permitem viajar de ônibus interestaduais

Foram entregues tablets, bicicletas e coletes aos profissionais de saúde

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais