Queimados promove curso para aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal

Os agentes receberam instrução sobre a utilização do armamento não letal para controle de multidões e grandes eventos

14/02/2023 20:48

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

A terça-feira (14) foi de aperfeiçoamento para a Guarda Municipal de Queimados. Os agentes receberam uma aula de treinamento e instrução para manuseamento de armamento não letal e de menor potencial ofensivo no controle de multidões em grandes eventos.  O curso, ministrado pela empresa RJC Defesa Aeroespacial, de São Paulo, foi composto por duas etapas.

A primeira realizada no auditório do Teatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) no São Roque, que contou com uma aula teórica sobre os manuseios dos equipamentos e utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo, de acordo com as leis e normas referente a utilização de espargidores de gás, também conhecido como spray de pimenta.

Pela tarde, foi realizada a parte prática, no Complexo da GERDAU, no Distrito Industrial de Queimados, quando os agentes foram submetidos ao contato direto com a utilização de espargidores de gás (Oleorresina Capsicum, Clorobenzilideno Malononitrilo), mais conhecidos como gás de pimenta, utilizado no controle de grandes multidões.

Presente no evento, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Felipe Laureano, destacou a importância para o aperfeiçoamento dos agentes: "É importante destacar que o curso foi sem ônus para o município e ajudará no aperfeiçoamento dos nossos agentes, que serão mais capacitados para agirem no controle de pequenas e grandes multidões. Além do manuseio de armamento não letal, também foram submetidos ao contato com os gás de pimenta, para que os agentes estejam adaptados no momento em que precisar enfrentar uma ação, não entrem em desespero, aumentando a segurança do próprio agente como também das multidões”, comentou o secretário.

O curso contou com a participação de Guardas Municipais de outras cidades, como Mangaratiba, Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Miguel Pereira, Mesquita e Nilópolis.

O prefeito Glauco Kaizer também esteve presente na abertura do curso e aproveitou o momento para destacar os investimentos que vem realizando na segurança do município: "Temos olhado com carinho para nossos guardas e investindo não só no aperfeiçoamento como esse curso de hoje, como também em equipamentos, além do auxílio uniforme no valor de R$ 2 mil e aquisição de duas novas viaturas, melhorando assim as condições de trabalho dos nossos agentes", concluiu o prefeito.