Notícias


Queimados adere ao programa de Óleo usado nas escolas com premiação para vencedores

Campanha visa melhorar a educação ambiental dos alunos do município. Alunos e professores serão premiados ao fim da arrecadação

14/09/2022 20:28

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Realizar o descarte de forma correta é o meio mais eficiente de conservar o meio ambiente. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, através de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, Secretaria Municipal de Educação e a empresa Ecco Ponto Brasil Sustentável, lançou a campanha “Coleta de Óleo Usado”, que visa gerar um maior engajamento de reciclagem entre alunos das escolas da rede pública municipal e estadual, assim como da rede privada de ensino no município. 

 

Estamos lançando essa campanha a fim de incentivar nossos alunos a terem um maior cuidado com o meio ambiente. Porém, para buscar um maior equilíbrio, estaremos dividindo em três categorias de acordo com a quantidade de alunos matriculados por escola”, destacou a secretária de Educação, Zilda Vargas. 

 

Estão aptos a participar da campanha, todas as unidades escolares da rede pública municipal e estadual, assim como as redes privadas, desde que realizem a inscrição através de um formulário disponível na sede da SEMADA (Rua Nilópolis, S/N - São Roque) ou pelo e-mail (semada@queimados.rj.gov.br) até o dia 30 de outubro de 2022. 

 

Como forma de buscar uma maior participação, a campanha estará oferecendo premiação para os alunos, professores, orientadores e diretores escolares, divididos da seguinte forma:

 

Por aluno: serão premiados os primeiros três colocados de acordo com cada categoria da unidade escolar, seja da rede municipal, estadual ou privada. Os Benevite vencedores serão os que arrecadarem mais litros de óleo na campanha, com a seguinte premiação: 

 

Primeiro lugar das categorias I, II e III: Celular – Modelo: Xiaomi Redmi Note 11(Snapdragon) Dual SIM 128 GB twilight blue 4 GB RAM

 

Segundo lugar das categoria I,II e III: Celular – Modelo: Xiaomi Redmi 9C 64 GB laranja 3GB RAM

 

Terceiro lugar das categorias I.II e III: Bicicleta Rebaixada Aro 24 Ultra Bikes Bicolor 18 Marchas

 

Por turma: serão premiadas uma turma de cada categoria da rede de ensino, municipal, estadual ou privada, do município de Queimados que arrecadar maior volume de óleo, com a seguinte premiação: Um passeio para um ponto turístico localizado no estado do Rio de Janeiro, de livre escolha da turma vencedora.

 

Por unidade escolar: serão premiados o professor, orientador pedagógico e diretor da turma de cada categoria escolar que arrecadar maior volume de óleo na campanha, com a seguinte premiação: um jantar com direito a um acompanhante, em local a ser definido por critério exclusivo e conveniência da SEMADA e Empresa Parceira.

 

O lançamento oficial aconteceu na última sexta-feira (09), com uma palestra ambiental para alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato, que receberam uma  explicação de como funcionará a disputa da campanha, além de dicas e explicações sobre a importância do descarte correto dos resíduos. 

 

A campanha será realizada ao longo do ano letivo de 2023, com início previsto para acontecer em 13 de fevereiro e finalização em 28 de outubro de 2023. Todo o óleo coletado durante a realização da Campanha será encaminhado para empresa, devidamente licenciada e com os respectivos Manifestos de Transporte de Resíduos de acordo com a Conema nº 75, para a produção de sabão.

 

As escolas participantes receberão todo apoio da SEMADA, que fornecerá um latão para armazenamento das garrafas, faixa de pontos de coletas, cartazes explicativos, além de destinar um funcionário para o recolhimento das pet’s, assinando um formulário junto ao responsável da unidade escolar”, explicou Andrea Loureiro, Secretária de Ambiente e Defesa dos Animais. 

 

Incentivar e ensinar nossas crianças a realizarem um descarte de forma correta, é um ganho que vai além das fronteiras do nosso município, é um ganho para o Planeta, além de termos uma geração futura mais consciente e comprometida com as causas do meio ambiente”, concluiu o prefeito Glauco Kaizer.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais