Notícias


Queimados debate ações para inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Encontro contou com a participação de associações, sociedade civil e representantes do poder público

26/07/2022 14:57

SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DA CIDADANIA

Ações conjuntas entre poder público e sociedade civil podem representar muito no resgate da cidadania das pessoas com deficiência. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, promoveu nesta terça-feira (26) o I Fórum de Debates sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. O evento aconteceu no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha e contou com a presença de associações, sociedade civil e representantes do poder público. 

 

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país. O objetivo do fórum é debater as possibilidades de dar oportunidades às pessoas com deficiência e refletir os preconceitos e obstáculos que este grupo sofre em pleno século. 

 

O encontro também abordou a criação da Lei de Cotas para Deficientes nº 8213/97. Existente há 28 anos, a norma determina a contratação de 2% a 5% de pessoas com deficiências para as empresas que possuem mais de 100 empregados. "Infelizmente, muitas empresas não contratam o mínimo exigido em lei que existe há três séculos. Mesmo após sua criação, estamos aqui discutindo a questão de empregabilidade, mas o meu desejo é que esse evento possa sair do campo teórico e buscar práticas para ajudar a nossa população", enfatizou o prefeito Glauco Kaizer.

 

Para o secretário da Pasta, Alexandre Monsores, o objetivo do fórum foi debater de forma esclarecedora os direitos e deveres de todos na questão da inclusão do deficiente na sociedade. "Realmente, precisamos adotar práticas que assegurem a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. E esse encontro serviu exatamente para que possamos formular programas e políticas públicas que atinjam esse público e, principalmente, as empresas", destacou.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Projeto prevê a implantação de área de convivência para moradores do bairro Nossa Senhora da Glória

Mais de 140 filtros biodigestores já foram instalados no município

Mais 20 profissionais de educação tomaram posse em Queimados nesta sexta

Ação em parceria com o Sebrae tem como público alvo alunos do primeiro ano e EJA

Campanha busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes e segue até o dia 9 de setembro

O evento serviu para sanar dúvidas sobre o auxílio taxista, que beneficiará mais de 80 profissionais da cidade.

Recurso foi repassado pela primeira vez na história do município a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Golfinhos da Baixada e Creche Iracema Garcia

Semana das Pretas: Seminário, Saúde da População Negra em celebração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais