Notícias


Prefeitura de Queimados entrega carteira que garante desconto em viagem

Idosos receberam o documento nesta quinta-feira (23) no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti)

23/06/2022 18:05

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Terceira Idade, entregou nesta quinta-feira (23) a Carteira da Pessoa Idosa no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), no bairro Pacaembu. O documento garante a todo cidadão, com mais de 60 anos, o direito à gratuidade ou desconto no valor de passagens interestaduais. Ao todo, 70 idosos foram beneficiados.
 
Além da entrega do documento, os idosos participaram de uma roda de conversa em alusão ao junho violeta. Durante o encontro, foram compartilhadas informações sobre o tema, detalhando os tipos de violência e sinais de alerta sobre possíveis violações ao direito da pessoa idosa. 
 
Para o prefeito Glauco Kaizer é importante que os idosos do município usufruam dos seus direitos. "Nosso objetivo é garantir que os nossos idosos tenham acesso aos seus direitos. Por isso, estamos investindo em políticas públicas para a terceira idade, por isso ações como essa são importantes. Isso não é nada mais que nosso dever e obrigação oferecer este benefício para os que se inscreveram", destacou o gestor ao lado da secretária de Assistência Social Cristiane Lamarão.
BENEFÍCIO
 

A emissão do documento é assegurada pela gestão municipal. A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem. O benefício federal consta no Estatuto do Idoso (lei 10.741/03).

Quem já garantiu o benefício foi o aposentado Félix Pereira (73). "Hoje eu vim buscar a minha carteira e a da minha esposa. Agora vamos poder viajar mais. Agradeço a prefeitura por mais essa ajuda", relatou o queimadense.

Para emitir o documento,o primeiro passo é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Castanheira, nº 176, Centro, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Os documentos necessários são: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de toda a família, para assim ser incluído no Cadastro Único (CadÚnico). As carteiras são emitidas e entregues pela Secretaria de Assistência Social.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Ao todo, desde 2021, 338 docentes já ingressaram na rede municipal de ensino

Novos veículos têm capacidade para 50 alunos cada, além de acessibilidade e refrigeração

Matrícula pode ser feita até o dia 28 de junho em três escolas municipais

Ações para o alinhamento harmonioso entre a família, a segurança pública e a educação foi tema de simpósio em Queimados

Projetos “Cras Itinerante” e “RJ Para Todos” realizaram mais de 1,2 mil atendimentos no bairro Belmonte

Público-alvo desta semana é pessoas com 55 anos ou mais, além dos imunossuprimidos e profissionais da saúde

Intervenção acontece no Morro da Caixa D'Água com recursos próprios e deve ser concluída nos próximos dias

Inscrições são feitas pelo site www.institutoeducarte.org.br/jae e a previsão de início das aulas é em 20 de junho

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais