Notícias


Queimados inicia dragagem dos rios através do projeto Verão Guandu 2022

Intervenções, serão de curto, médio e longo prazos, com ações no rio Queimados e rio Ipiranga.

12/04/2022 18:52

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

A prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, em parceria com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), CEDAE, e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) deu início ao projeto Verão Guandu, que visa a adoção de um conjunto de medidas para melhorias dos rios de Queimados. 

 

Com as intervenções, que serão de curto, médio e longo prazos, as ações não se restringem ao verão 2021/2022, mas devem assegurar a qualidade da água do rio Guandu e o fornecimento de água de qualidade para os próximos anos. Além disso, a ação irá aumentar a profundidade das calhas permitindo um melhor escoamento das águas, evitando assim a formação de bolsões d’água. 

 

"Esse procedimento é realizado para retirada dos materiais sólidos do fundo dos corpos d'água, como lodo e areia. Serviço que só é possível com o auxílio do maquinário, como dragas de sucção e recalque. Trabalho que está sendo realizado através da parceria entre a Prefeitura de Queimados com o Governo do Estado", destacou o prefeito Glauco Kaizer.

 

Com a execução das obras, que já conta com maquinário adequado para a limpeza dos rios, há estimativa da retirada de cerca de 113 mil m3 de sedimentos do rio Queimados e, aproximadamente, 73 mil m³ do rio Ipiranga, contemplar desde a foz até a confluência com os rios Poços e Cabuçu, respectivamente.

 

"Fazer gestão ambiental tendo a Bacia Hidrográfica como unidade de planejamento é extraordinário, um sonho. E isso só é possível unindo o Governo Estadual, com os Municípios e Comitês de Bacia. O Projeto Verão Guandu, é um exemplo disso, lançado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Comitê Guandu, que compreende a dragagem de corpos hídricos importantes de dois Municípios, Queimados e Nova Iguaçu. Esses rios drenam para a lagoa do Guandu onde está a captação da ETA Guandu, e Bacia Hidrográfica do rio Guandu, responsável por abastecer 10 milhões de pessoas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro", explicou a Secretária de Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados, Andreia Loureiro.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Evento contará com oficinas para iniciantes e atividades recreativas gratuitas para crianças e adolescentes de cinco a 17 anos

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais