Notícias


Queimados inicia dragagem dos rios através do projeto Verão Guandu 2022

Intervenções, serão de curto, médio e longo prazos, com ações no rio Queimados e rio Ipiranga.

12/04/2022 18:52

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

A prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, em parceria com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), CEDAE, e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) deu início ao projeto Verão Guandu, que visa a adoção de um conjunto de medidas para melhorias dos rios de Queimados. 

 

Com as intervenções, que serão de curto, médio e longo prazos, as ações não se restringem ao verão 2021/2022, mas devem assegurar a qualidade da água do rio Guandu e o fornecimento de água de qualidade para os próximos anos. Além disso, a ação irá aumentar a profundidade das calhas permitindo um melhor escoamento das águas, evitando assim a formação de bolsões d’água. 

 

"Esse procedimento é realizado para retirada dos materiais sólidos do fundo dos corpos d'água, como lodo e areia. Serviço que só é possível com o auxílio do maquinário, como dragas de sucção e recalque. Trabalho que está sendo realizado através da parceria entre a Prefeitura de Queimados com o Governo do Estado", destacou o prefeito Glauco Kaizer.

 

Com a execução das obras, que já conta com maquinário adequado para a limpeza dos rios, há estimativa da retirada de cerca de 113 mil m3 de sedimentos do rio Queimados e, aproximadamente, 73 mil m³ do rio Ipiranga, contemplar desde a foz até a confluência com os rios Poços e Cabuçu, respectivamente.

 

"Fazer gestão ambiental tendo a Bacia Hidrográfica como unidade de planejamento é extraordinário, um sonho. E isso só é possível unindo o Governo Estadual, com os Municípios e Comitês de Bacia. O Projeto Verão Guandu, é um exemplo disso, lançado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Comitê Guandu, que compreende a dragagem de corpos hídricos importantes de dois Municípios, Queimados e Nova Iguaçu. Esses rios drenam para a lagoa do Guandu onde está a captação da ETA Guandu, e Bacia Hidrográfica do rio Guandu, responsável por abastecer 10 milhões de pessoas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro", explicou a Secretária de Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados, Andreia Loureiro.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Ao todo, desde 2021, 338 docentes já ingressaram na rede municipal de ensino

Novos veículos têm capacidade para 50 alunos cada, além de acessibilidade e refrigeração

Matrícula pode ser feita até o dia 28 de junho em três escolas municipais

Idosos receberam o documento nesta quinta-feira (23) no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti)

Ações para o alinhamento harmonioso entre a família, a segurança pública e a educação foi tema de simpósio em Queimados

Projetos “Cras Itinerante” e “RJ Para Todos” realizaram mais de 1,2 mil atendimentos no bairro Belmonte

Público-alvo desta semana é pessoas com 55 anos ou mais, além dos imunossuprimidos e profissionais da saúde

Intervenção acontece no Morro da Caixa D'Água com recursos próprios e deve ser concluída nos próximos dias

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais