Notícias


COMUNIDADE QUEIMADENSE SE MOBILIZA PARA CRIAÇÃO DO “AUTO DE NATAL PARA TODOS”

Iniciativa parte do projeto social Arte Inclusiva de formação de atores e técnicos do setor artístico realizado nas Pracinhas da Cultura

19/12/2021 20:07

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

 

“Essa é uma história para todos. Uma história universal. O Natal! Palavra que fala do amor! E neste momento é o que precisamos fazer! Amar uns aos outros. Amar sem separar! Amar os iguais! Amar os diferentes! Amar de todos os lugares! Amar os pobres e necessitados!” explica o diretor Ribamar Ribeiro.

O auto de natal é uma tradição cultural muito popular no Brasil e em grande parte das regiões interioranas onde ainda é muito forte o papel da praça pública nas relações sociais. Com temática pontual dos valores natalinos, ligados ao cristianismo, predominantemente é abordado o nascimento de Jesus Cristo e seus exemplos filosóficos.

A proposta queimadense do espetáculo “Um Auto de Natal para Todos” é mostrar a universalidade do amor. A criança que traz a esperança. Com muita cor, música e dança, este auto de natal escrito e dirigido por Ribamar Ribeiro busca revelar que todos podem ser amados e que neste momento é necessário o olhar para o próximo.

Misturando cores e flores, teatro e coral, dança e figurino, de alunos dos cursos livres ministrados nas Pracinhas da Cultura (R. Macaé, 430 - São Roque), e com uma trilha contemporânea desde o rock até a música regional nordestina, o espetáculo valoriza os artistas de Queimados que se tornam protagonistas e incluídos no circuito de visibilidade artística da cidade.

O espetáculo acontecerá no Ginásio Metodista no dia 20 de Dezembro de 2021, na região central de Queimados, em duas sessões, às 18h e 19h30, através do projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio da NTS, Produção da Burburinho Cultural e Apoio da Prefeitura de Queimados e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Queimados. A Realização é do Instituto Incluir, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.


Sobre o
Projeto Arte Inclusiva

No dia 13 de outubro de 2021 teve início o Projeto Arte Inclusiva, um ciclo de oficinas inteiramente gratuitas para jovens e adultos a partir de 13 anos, com foco em alunos da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O projeto envolve ações educativas presenciais contemplando o atendimento a pessoas com e sem deficiência e dessa forma, trabalhando a inclusão como cerne da empreitada.

As oficinas de arte inclusiva, contarão também com momentos de prática de montagem de espetáculo, envolvendo atuação, figurino, cenário, objetos de cena e música. Ao final do ano, será realizado um espetáculo de teatro musicado no município de Queimados/RJ, que contará também com apresentações de escolas de música e dança parceiras do projeto.

É um projeto que revela na perspectiva inclusiva uma possibilidade de ser/fazer cultura para todos, de maneira plural e diversa.

 

Sobre o Instituto Incluir

O Instituto Incluir atua há mais de 10 anos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil com projetos sociais para promover a inclusão e a participação social da pessoa com deficiência através da educação, do esporte e cultura. Com foco no fomento da inclusão, desenvolvem projetos que mesclam atividade física, saúde, educação inclusiva, cultura, formação profissional e atendimento às famílias que vivem em vulnerabilidade social. Através de parcerias com setor público e privado, nacionais e internacionais, desenvolvem projetos na área da inclusão com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos espaços sociais.

 

Sobre a Burburinho Cultural

A Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006, especializando-se em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais. Nossa missão é multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas culturais com efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo.

 

 

 

SERVIÇO:


UM AUTO DE NATAL PARA TODOS

Endereço: Ginásio da Escola Municipal Metodista (entrada lateral - Rua Ver. Marinho Hemetério Oliveira, 1180 - Vila Pacaembu, Queimados - RJ)

Dia 20 de Dezembro de 2021

1° sessão: 18h

2° sessão: 19h30

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais