COMUNIDADE QUEIMADENSE SE MOBILIZA PARA CRIAÇÃO DO “AUTO DE NATAL PARA TODOS”

Iniciativa parte do projeto social Arte Inclusiva de formação de atores e técnicos do setor artístico realizado nas Pracinhas da Cultura

19/12/2021 20:07

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

“Essa é uma história para todos. Uma história universal. O Natal! Palavra que fala do amor! E neste momento é o que precisamos fazer! Amar uns aos outros. Amar sem separar! Amar os iguais! Amar os diferentes! Amar de todos os lugares! Amar os pobres e necessitados!” explica o diretor Ribamar Ribeiro.

O auto de natal é uma tradição cultural muito popular no Brasil e em grande parte das regiões interioranas onde ainda é muito forte o papel da praça pública nas relações sociais. Com temática pontual dos valores natalinos, ligados ao cristianismo, predominantemente é abordado o nascimento de Jesus Cristo e seus exemplos filosóficos.

A proposta queimadense do espetáculo “Um Auto de Natal para Todos” é mostrar a universalidade do amor. A criança que traz a esperança. Com muita cor, música e dança, este auto de natal escrito e dirigido por Ribamar Ribeiro busca revelar que todos podem ser amados e que neste momento é necessário o olhar para o próximo.

Misturando cores e flores, teatro e coral, dança e figurino, de alunos dos cursos livres ministrados nas Pracinhas da Cultura (R. Macaé, 430 - São Roque), e com uma trilha contemporânea desde o rock até a música regional nordestina, o espetáculo valoriza os artistas de Queimados que se tornam protagonistas e incluídos no circuito de visibilidade artística da cidade.

O espetáculo acontecerá no Ginásio Metodista no dia 20 de Dezembro de 2021, na região central de Queimados, em duas sessões, às 18h e 19h30, através do projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio da NTS, Produção da Burburinho Cultural e Apoio da Prefeitura de Queimados e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Queimados. A Realização é do Instituto Incluir, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Sobre o
Projeto Arte Inclusiva

No dia 13 de outubro de 2021 teve início o Projeto Arte Inclusiva, um ciclo de oficinas inteiramente gratuitas para jovens e adultos a partir de 13 anos, com foco em alunos da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O projeto envolve ações educativas presenciais contemplando o atendimento a pessoas com e sem deficiência e dessa forma, trabalhando a inclusão como cerne da empreitada.

As oficinas de arte inclusiva, contarão também com momentos de prática de montagem de espetáculo, envolvendo atuação, figurino, cenário, objetos de cena e música. Ao final do ano, será realizado um espetáculo de teatro musicado no município de Queimados/RJ, que contará também com apresentações de escolas de música e dança parceiras do projeto.

É um projeto que revela na perspectiva inclusiva uma possibilidade de ser/fazer cultura para todos, de maneira plural e diversa.

Sobre o Instituto Incluir

O Instituto Incluir atua há mais de 10 anos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil com projetos sociais para promover a inclusão e a participação social da pessoa com deficiência através da educação, do esporte e cultura. Com foco no fomento da inclusão, desenvolvem projetos que mesclam atividade física, saúde, educação inclusiva, cultura, formação profissional e atendimento às famílias que vivem em vulnerabilidade social. Através de parcerias com setor público e privado, nacionais e internacionais, desenvolvem projetos na área da inclusão com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos espaços sociais.

Sobre a Burburinho Cultural

A Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006, especializando-se em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais. Nossa missão é multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas culturais com efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo.

SERVIÇO:

UM AUTO DE NATAL PARA TODOS

Endereço: Ginásio da Escola Municipal Metodista (entrada lateral - Rua Ver. Marinho Hemetério Oliveira, 1180 - Vila Pacaembu, Queimados - RJ)

Dia 20 de Dezembro de 2021

1° sessão: 18h