Queimados passa a integrar o SINAPIR

Além de Queimados, mais sete municípios do Rio integram o sistema

18/11/2021 20:08

GABINETE DO PREFEITO

O município de Queimados passa a ser o sétimo a participar do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial  (SINAPIR), desde o último dia 28 de outubro.

A inclusão de Queimados demonstra o compromisso do Prefeito Glauco Kaiser, em superar o racismo na cidade. E foi através das Secretarias Assistência Social e Direitos Humanos e de Projetos e Convênios que se visualizou a necessidade do município em participar do Sistema.

O SINAPIR foi instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010) como forma de organização e articulação, voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas no Brasil.

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão, está animada e concluiu: “Após 11 anos de existência da Coordenadoria da Igualdade Racial da cidade, tivemos o grande feito da adesão de Queimados junto a esse sistema que abrirá portas para o recebimento de recursos, habilita a cidade para uma série de ações, e possibilidades junto ao Governo Federal”.

Os demais municípios participantes são: Barra Mansa, Barra do Piraí, Magé, Mesquita, Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e São João de Meriti.