Alunos da escola Municipal Profª. Maria C. P. Xanchão participam de um dia de plantio em Queimados

A atividade contou com piquenique, palestra sobre reflorestamento e plantio de mudas.

13/11/2021 15:28

SECRETARIA MUNICIPAL DE AMBIENTE E DEFESA DOS ANIMAIS

Alunos do 5° ano da escola Municipal Professora Maria C. P. Xanchão tiveram uma aula diferente nesta quarta-feira (10), em Queimados, quando as crianças foram a campo e tiveram um contato direto com a natureza.

O projeto "Replantando Vida" foi lançado através de parceria entre a Prefeitura de Queimados e a Cedae, no dia 21 de setembro, data que comemora o Dia da Árvore e, tem por objetivo o plantio de 1 milhão de mudas às margens do Rio Guandu. Essa ação acontecerá ao longo dos próximos cinco anos, dentro de um espaço de 500 hectares. No último mês, primeiro do projeto, houve o plantio de 10 mil mudas e a expectativa é de fechar o ano com pelo menos 50 mil mudas plantadas.

"Com a volta às aulas nós tivemos a ideia de trazer as crianças para sentirem de perto a experiência do plantio. Iniciamos com a escola Maria Xanchão e seguiremos com alunos de outras escolas do município", disse a secretária de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados, Andréia Loureiro, que também é integrante da diretoria do Comitê Guandu.

O evento desta quarta-feira (10) contou com um dia de muito aprendizado para as crianças, que iniciaram com um piquenique ao ar livre e, em seguida receberam uma palestra sobre reflorestamento de áreas de proteção ambiental e recomposição da mata auxiliar do rio Guandu, além da experiência na realização de alguns plantios.

"O tema do nosso Projeto Anual (Xanchão Modificando Ações para Transformar o Meio Ambiente e a Sociedade) é mesmo o meio ambiente. Então, através de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, estamos vivenciando diversos eventos preparados para a escola, como o do plantio desta quarta-feira (10), que dá a oportunidade das crianças vivenciarem na prática uma aprendizagem de forma significativa e gerar uma aproximação com a natureza, pois no futuro quando passarem próximo ao Guandu, vão olhar e ver que fizeram parte deste plantio", disse diretora da escola Elen Alves. Ela prosseguiu dizendo:  "Estamos há dois anos sem lidar com essas crianças, então, além de recebê-los na sala, poder trazê-las para uma atividade fora como essa, é uma coisa que até emociona", concluiu.

Para realizar as plantações do projeto, a Cedae utiliza mão de obra de apenados do Sistema Prisional e as mudas são todas oriundas do próprio viveiro da empresa, localizada no ETA Guandu.

"Além de receber as crianças no campo, temos a intenção de levar palestras até às escolas e receber os alunos na ETA Guandu assim que houver liberação por conta da pandemia", ressaltou Alan Abreu, engenheiro florestal da Cedae.