Cerimônia no teatro Metodista abre a semana da Consciência Negra, em Queimados

Autoridades do município e do estado estiveram presentes falando sobre a importância de discussão sobre o antirracismo e igualdade racial

12/11/2021 17:27

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com o tema “Saberes do Território e (Re) Existência”, Queimados abriu nesta quinta-feira (11) a  semana da Consciência Negra. O evento, que aconteceu no Teatro Metodista, contou com a participação de diversas autoridades da cidade, entre elas a Primeira-Dama Cristiane Kaizer, a Vice-Prefeita, Maíse Justo e parte do secretariado municipal.

O Poder Legislativo foi representado pelo vereador Elerson, que também é integrante da comissão organizadora da Semana da Consciência Negra. Também presente no evento, Alexandre Nadai, Coordenador  de Política e Promoção de Igualdade Racial- SUPPIR.

Os convidados subiram ao palco e tocaram em importantes pontos, como a discussão do antirracismo e questões de igualdade racial.

"Eu moro em Queimados há 30 anos e é a primeira vez que vejo pessoas do território fazendo parte dos eventos", destacou Sandra Remigio, integrante da equipe das relações raciais, que destacou a foto de uma família queimadense, estampando a capa de divulgação do evento.

Esse evento é um esforço de diversas secretarias. Quero agradecer a você por estar aqui fazendo parte de nossa família, porque família não é questão de cor, é questão de gente. E é responsabilidade do nosso governo cultivar o antirracismo em nossas escolas ”, comentou a secretária de educação, Zilda Vargas.

O evento ainda contou com uma roda de capoeira, jogada pelo grupo Raízes da Resistência e exibição do filme "Doutor Gama", em uma sessão transmitida para alunos do EJA, da escola Leopoldo Machado.

A semana será repleta de eventos, com uma programação que se estende até o próximo dia 20 de novembro.

12/11 - Contando e Afroecantando – Escolas Municipais

8h30 às 9h30 / 13h30 a 14h30 / 19h às 20h30;

13/11 - Gravação da pedalada da Organização Social “Pedala Queimados” para o programa jornalístico Expedição Rio.

Mais informações: pedalaqueimados2030@gmail.com

A definir / Mais informações: pedalaqueimados2030@gmail.com

13/11 - Roda de conversa das Mulheres e Homens Unidos pelo Paraíso - MHUPPAS

Rua Dr. José Meireles, nº 10 - Bairro Paraíso

De 13h às 15h;

16/11 - Conversa com Jeferson De, Diretor do filme Dr. Gama

On-line / Inscrição no link: encurtador.com.br/DVZ17

Às 19h

17/11 - Oficina Cuidando da Pele Negra

CRAS Santiago, Estrada do Riachão, nº 02 - Vila São João

De 9h às 10h30;

17/11 - Sessão Solene da Consciência Negra na Câmara Municipal de Queimados (Rua Heloisa, nº 22 - Centro)

Às 18h

18/11 - III Seminário das Relações Étnicos-Raciais Saberes do Território, (Re)existências em Diálogo com as Práticas Educativas

On-line / Inscrição: encurtador.com.br/kIMV2

10h às 12h / 15h a 16h30 / 18h30 às 20h;

19/11 - III Seminário das Relações Étnicos-Raciais Saberes do Território, (Re)existências em Diálogo com as Práticas Educativas

On-line / Inscrição: encurtador.com.br/kIMV2

10h às 12h / 15h a 16h30 / 18h30 às 20h;

20/11 - Feira de empreendedorismo com prestação de serviços públicos na Praça dos Eucaliptos

De 10h a 17h;

20/11 - Caminhada contra Intolerância Religiosa