Queimados promove 1º Fórum de Saúde do Legislativo

Organizado pela Câmara dos Vereadores, através da Comissão de Saúde, evento contou com a participação da sociedade civil e representantes do governo municipal

17/10/2021 00:00

GABINETE DO PREFEITO

Nunca se discutiu tanto sobre saúde como atualmente. O principal desafio, não é discutir sobre o tema em si, mas aplicar conhecimentos na prática para a oferta de uma saúde pública de qualidade. Esse foi o principal tema abordado no 1º Fórum de Saúde do Legislativo em Queimados, na Baixada Fluminense.

O Evento, realizado na sexta-feira e no sábado, dias 15 e 16 respectivamente, na Câmara Municipal de Vereadores, embora realizado pela Comissão de Saúde da Câmara, teve participação ativa da sociedade civil e de representantes do Governo.

Dentre os temas abordados, estavam a importância de saber o papel de cada ente federativo: governo federal, estados e municípios; municipal, estadual e federal, na oferta de serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade.

O prefeito Glauco Kaizer, que também participou do fórum, destacou a importância do debate sobre a saúde pública.

"A abertura do diálogo sobre saúde pública é de extrema importância. Através do debate, abrimos espaço para conversar sobre a saúde no Brasil e, principalmente, sobre os desafios que encontramos no sistema público de saúde. Desafios esses, maiores ainda, quando falamos de saúde pós pandemia", destacou o gestor.

"Precisamos sempre discutir sobre política pública de saúde, principalmente quando falamos sobre o SUS e suas responsabilidades. É importante que a população entenda de forma clara o que o técnico pensa. Entender qual é o papel de cada ente e o que temos construído de políticas públicas de saúde", explicou a Secretária de Saúde, Dr.ª Marcelle Nayda.

Participaram do evento, a deputada estadual, Alana Passos, o presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Moreira Cavalcante, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Antônio Almeida, o prefeito do município, Glauco Kaizer, a vice-prefeita, Maíse Justo, a secretária de Saúde, Dr.ª Marcelle Nayda, o presidente do Conselho de Saúde, Josué Costa, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da baixada Fluminense, Dra. Rosângela Bello, entre outras autoridades.